Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por tipo "Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 63
-
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
O papel do círculo familiar e os riscos da infantilização de filho com Síndrome de Down
(2023-01-30)O trato da família perante o filho com Síndrome de Down é fator decisivo para seu o desenvolvimento. Quando esse indivíduo é visto como alguém incapaz e não lhe é dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades, se ... -
Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática
(2022-08-19)A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
A acessibilidade como recurso de inclusão para surdos no cinema brasileiro
(2018)Este trabalho se constituiu a partir de uma análise sobre a acessibilidade nos cinemas brasileiros para os sujeitos surdos, e será desenvolvida através de uma fundamentação teórica e entrevista com a militante do Movimento ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma ... -
Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS
(2018)O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, ... -
Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2017-12-14)A disciplina de Libras está presente nos cursos de ensino superior, imprescindivelmente nos de formação de professores. Desta forma, o objetivo deste trabalho é tomar conhecimento a respeito de como se dá o processo de ... -
Inclusão: as conquistas de Braian no contexto escolar
(2015-12-04)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo principal investigar as conquistas alcançadas por um aluno com Deficiência Múltipla no contexto inclusivo de uma escola estadual de Santa Maria-RS. Para alcançar este objetivo, ... -
A educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2023-02-06)No campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das ... -
Produções culturais surdas acessíveis na web
(2017-12-14)Este trabalho é constituído a partir das análises acerca de artefatos culturais disponíveis na web pelas comunidades surdas brasileiras. A investigação buscou responder a seguinte problemática de pesquisa: Podemos construir ... -
O uso do computador como ferramenta de ensino para alunos(as) com deficiência Intelectual não alfabetizados
(2023-12-15)O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do computador como ferramenta de ensino para alunos com deficiência intelectual não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando referências teóricas ... -
Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
(2021-03-03)Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do ... -
Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
(2022-02-11)O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo ... -
O estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão
(2014-12-15)Este trabalho é um estudo teórico, baseado em uma revisão de literatura sobre o estresse da família de pessoas com autismo e o impacto no irmão. Foram analisados os resultados de estudos, incluindo artigos e dissertações, ... -
As narrativas produzidas sobre os alunos com autismo: uma análise de documentos escolares
(2018)A presente pesquisa tem como temática as narrativas produzidas em estudantes com autismo em documentos escolares. Por mais haja uma expansão e a evolução das discussões sobre a inclusão escolar desses sujeitos, ainda é um ... -
Os programas governamentais de incentivo à primeira infância e seus efeitos para uma criança com autismo
(2022-02-15)No Brasil, em 2006, foi criado o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Posteriormente, no ano de 2016, inspirado no PIM, o Governo Federal criou o Programa Criança Feliz ... -
Músicas infantis como instrumento facilitador para o aprendizado da Libras por crianças ouvintes
(2018)A presente pesquisa é oriunda do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Originou-se também da ... -
Alunos com dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento das inteligências múltiplas
(2022-02-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento das inteligências múltiplas em alunos com dificuldades de aprendizagem e teve como objetivo identificar e compreender como ocorre o desenvolvimento das inteligências ...