dc.contributor.advisor | Vizzotto, Juliana Kaizer | |
dc.creator | Brondani, Jaqueline Fette | |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T15:19:33Z | |
dc.date.available | 2017-09-26T15:19:33Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11760 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologies | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Maroons | eng |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Afabetização | por |
dc.subject | Quilombolas | por |
dc.title | O uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de alfabetização em comunidade de descendentes de quilombolas | por |
dc.title.alternative | The use of information and communication technologies in the literacy process o f descendants of quilombo community | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalhou investigou conhecer a opinião de descendentes de quilombolas em relação ao uso de tecnologias durante a alfabetização – no Projeto Pilão da Universidade Federal de Santa Maria – com a comunidade de Palma, e voltou-se à análise de opiniões dos alunos e à prática sobre essa temática. O estudo desenvolveu-se porque a alfabetização ocorre na comunidade de Palma com alunos de terceira idade e que desconhecem o uso de computadores. Como abordagem metodológica, nesta pesquisa, adotou-se o estudo de caso, cujos sujeitos foram os alunos do grupo de alfabetização, efetivado através de um questionário oral e da análise da pesquisadora. Na aplicação do questionário, os sujeitos tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões sobre as questões relacionadas aos objetivos do trabalho. Considera-se que foi possível perceber que os alunos investigados mostraram mais interesse nas aulas com o uso das tecnologias e isso contribuiu para fortalecer a autoestima de cada um, no qual cada um percebeu-se que é capaz de aprender, independente da idade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |