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dc.contributor.advisorVizzotto, Juliana Kaizer
dc.creatorBrondani, Jaqueline Fette
dc.date.accessioned2017-09-26T15:19:33Z
dc.date.available2017-09-26T15:19:33Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11760
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologieseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectMaroonseng
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectAfabetizaçãopor
dc.subjectQuilombolaspor
dc.titleO uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de alfabetização em comunidade de descendentes de quilombolaspor
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies in the literacy process o f descendants of quilombo communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalhou investigou conhecer a opinião de descendentes de quilombolas em relação ao uso de tecnologias durante a alfabetização – no Projeto Pilão da Universidade Federal de Santa Maria – com a comunidade de Palma, e voltou-se à análise de opiniões dos alunos e à prática sobre essa temática. O estudo desenvolveu-se porque a alfabetização ocorre na comunidade de Palma com alunos de terceira idade e que desconhecem o uso de computadores. Como abordagem metodológica, nesta pesquisa, adotou-se o estudo de caso, cujos sujeitos foram os alunos do grupo de alfabetização, efetivado através de um questionário oral e da análise da pesquisadora. Na aplicação do questionário, os sujeitos tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões sobre as questões relacionadas aos objetivos do trabalho. Considera-se que foi possível perceber que os alunos investigados mostraram mais interesse nas aulas com o uso das tecnologias e isso contribuiu para fortalecer a autoestima de cada um, no qual cada um percebeu-se que é capaz de aprender, independente da idade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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