O discurso dos livros didáticos de geografia: as diferenças entre o período militar e a primeira quinzena do século XXI
Abstract
A presente pesquisa objetiva comparar o discurso e a apresentação dos conteúdos de geografia física dos livros didáticos de geografia utilizados nas escolas públicas do Brasil no período militar com os atuais, tomando como base o ano calendário de 2014. Especificamente objetiva-se: analisar a distribuição dos conteúdos e capítulos referentes à geografia física presentes nos livros didáticos; e comparar como era e é realizada a redação destes conteúdos frente à linguagem utilizada. Para desenvolver a pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa, a partir da análise descritiva de livros didáticos e do conteúdo analisado dos referidos períodos, levando, desta maneira, à compreensão do tema proposto. Os livros didáticos escolhidos para a análise formam: AZEVEDO, Aroldo de. Terra brasileira. 42. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. e MARTINS, Dadá; BIGOTTO, Francisco; VITIELLO, Márcio. Geografia: Sociedade e cotidiano. 4. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2012. Desta forma, conclui-se que: percebe-se que há diferenças e semelhanças entre os livros trabalhados. Apesar de claras diferenças de discurso, os dois cumprem seu papel como fornecedor de conhecimento e recurso de auxílio ao professor em sala de aula. Sendo assim, não se notou nenhum erro conceitual em nenhuma das obras, sugerindo assim, que ambas são indicadas para cumprir sua função. Desta forma, nota-se que diversos aspectos influenciam no discurso apresentado nos livros didáticos: como se esperava, a questão política está mais explícita no livro didático do período militar que o do atual, já as questões voltadas à preservação do meio ambiente são mais evidentes no livro atual que no do ano 1968. Portanto, independente do período histórico e do que se divulga neste tempo, desenvolver e preservar o criticidade dos educandos através da indagação do que se divulga em qualquer mídia, é uma das inúmeras funções intrínseca a profissão de professor.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: