dc.contributor.advisor | Baggio, José Eduardo | |
dc.creator | Passos, Josiane Coelho dos | |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T11:35:37Z | |
dc.date.available | 2017-10-05T11:35:37Z | |
dc.date.issued | 2014-08-30 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11799 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article presents a study on the use of Computer Lab in everyday school life of a school in Sapucaia do Sul as supporting education and research. Hereby, we seek to verify the use of this lab by teachers from 6th to 9th grade of elementary school, through a qualitative research and descriptive, which was developed in the first half of 2014 and comes to meet the resolution of the problem of not using the Lab by teachers of those years in his classes. Analyzing the results, we comprehend that teachers understand the importance of technology in education as something that motivates students and feel insecure to use it. Furthermore, structural problems hamper its use. To overcome these problems and actually integrate technology into teaching to school, we need to engage all participants in the educational process and a different look by the school management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Atuar docente | por |
dc.subject | Laboratório de informática | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Teaching performance | eng |
dc.subject | Computer lab | eng |
dc.title | A utilização do laboratório de informática educativa no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | The use of laboratory educational computing in school context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo sobre o uso do Laboratório de Informática no cotidiano escolar de uma escola em Sapucaia do Sul, como apoio ao ensino e a pesquisa. Por meio deste, busca-se verificar a utilização deste laboratório pelos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, a qual foi desenvolvida no primeiro semestre de 2014 e vem ao encontro à resolução do problema da não utilização do Laboratório pelos professores dos referidos anos em suas aulas. Analisando os resultados, compreendemos que os docentes entendem a importância da tecnologia na educação como algo que motiva os alunos e sentem-se inseguros para utilizá-la. Além disso, problemas estruturais dificultam a sua utilização. Para superar esses problemas e de fato integrar a tecnologia no fazer pedagógico da escola, é preciso engajamento de todos os participantes do processo educativo e um olhar diferenciado por parte da gestão escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |