Ensino e aprendizagem na era digital: análise da disponibilidade e utilização de recursos tecnológicos em escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa/RS a partir de oficinas de sensibilização com docentes
Resumo
O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral conhecer, a partir de uma amostragem, a estrutura e utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa, RS, assim como as percepções dos professores quanto às tecnologias da informação e da comunicação na atualidade. Da mesma forma, o estudo centrou-se em estimular e instigar, através das oficinas de sensibilização, o corpo docente atuante nas escolas para que os laboratórios sejam utilizados com maior frequência e/ou qualidade. Dessa forma, a pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários com os professores, e oficinas de sensibilização nas escolas pesquisadas. A pesquisa observou que para as Tecnologias da Informação e da Comunicação serem utilizadas com maior frequência em sala de aula, é necessário investir não somente em infraestrutura tecnológica, mas principalmente na formação dos professores para que possam utilizar as tecnologias como aliadas do processo de ensino e aprendizagem.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: