dc.contributor.advisor | Corrêa, Helga | |
dc.creator | Bez, Alessandra da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2017-10-17T12:33:08Z | |
dc.date.available | 2017-10-17T12:33:08Z | |
dc.date.issued | 2014-07-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11868 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The aim of this work is to show how the Communication and Information Technologies (C&IT) are approached in the superior teaching, in order to propose a more dynamic and interactive education. This proposal is submitted to a group of study of the Postgraduate Program of the PUCRS’ Faculty of Letters that studies the linguistic sense from the French theory Theory of Argumentation within Language (TAL), created by Oswald Ducrot, Marion Carel and collaborators. It was searched for observing and analyzing how the researchers of this group react when they are exposed to the Communication and Information Technologies – as on-line dictionaries, newspapers and magazines – and how these pedagogic devices became itselves supporters or obstacles in the teaching-learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Dispositivo pedagógico | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | CIT (Communication and Information Technologies) | eng |
dc.subject | Pedagogic device | eng |
dc.subject | Superior teaching | eng |
dc.subject | Teaching-learning process | eng |
dc.title | TIC como dispositivo pedagógico no ensino superior: uma nova perspectiva de educação | por |
dc.title.alternative | C&IT as pedagogic device in the superior teaching: a new perspective of education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é mostrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas no ensino superior, a fim de propor uma educação mais dinâmica e interativa. Essa proposta é submetida a um grupo de estudos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS que estuda o sentido linguístico a partir da teoria francesa Teoria da Argumentação na Língua (ANL), criada por Oswald Ducrot, Marion Carel e colaboradores. Procurou-se observar e analisar como os pesquisadores desse grupo reagem ao serem expostos às Tecnologias de Informação e Comunicação – como revistas, jornais e dicionários on-line, grupo de redes sociais – e como esses dispositivos pedagógicos se tornaram facilitadores ou bloqueadores no processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |