Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Helga
dc.creatorBez, Alessandra da Silveira
dc.date.accessioned2017-10-17T12:33:08Z
dc.date.available2017-10-17T12:33:08Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11868
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to show how the Communication and Information Technologies (C&IT) are approached in the superior teaching, in order to propose a more dynamic and interactive education. This proposal is submitted to a group of study of the Postgraduate Program of the PUCRS’ Faculty of Letters that studies the linguistic sense from the French theory Theory of Argumentation within Language (TAL), created by Oswald Ducrot, Marion Carel and collaborators. It was searched for observing and analyzing how the researchers of this group react when they are exposed to the Communication and Information Technologies – as on-line dictionaries, newspapers and magazines – and how these pedagogic devices became itselves supporters or obstacles in the teaching-learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectDispositivo pedagógicopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectCIT (Communication and Information Technologies)eng
dc.subjectPedagogic deviceeng
dc.subjectSuperior teachingeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.titleTIC como dispositivo pedagógico no ensino superior: uma nova perspectiva de educaçãopor
dc.title.alternativeC&IT as pedagogic device in the superior teaching: a new perspective of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são abordadas no ensino superior, a fim de propor uma educação mais dinâmica e interativa. Essa proposta é submetida a um grupo de estudos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS que estuda o sentido linguístico a partir da teoria francesa Teoria da Argumentação na Língua (ANL), criada por Oswald Ducrot, Marion Carel e colaboradores. Procurou-se observar e analisar como os pesquisadores desse grupo reagem ao serem expostos às Tecnologias de Informação e Comunicação – como revistas, jornais e dicionários on-line, grupo de redes sociais – e como esses dispositivos pedagógicos se tornaram facilitadores ou bloqueadores no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto