Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Ellen dos Santos
dc.creatorNogueira, Renata Arruda do Nascimento
dc.date.accessioned2017-10-19T12:14:19Z
dc.date.available2017-10-19T12:14:19Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11884
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD,RS, 2015.por
dc.description.abstractBased on the unified concept of the person, the psychomotricity includes the cognitive, sensorimotor and psychic interactions, the comprehension of the abilities of being and expressing itself, since motion. During lots of years the physical education professionals were only restricted to traditional classes, but with the passing of the years and through continuous trainings carried out with the professionals at the schools, physical education starts to have a new look and mainly to approach the psychomotricity as a transdisciplinar field which studies and investigates the relations and the reciprocal system influences between phychic and motricity. The present study has the aim to understand the importance of the psychomotor practices on the primary education for the child motor development regarding the teacher´s perception. Since the application of a quiz with 4 teachers from a primary school of Palmeira das Missões- RS, it was concluded that the school is worried about improving itself providing the students and teachers with a pleasant and appropriate environment for the activities development which may stimulate the psychomotricity of the child, helping them on their psychomotor development. It is easy to see the importance of working such psychomotricity during primary education, exploring the motor, cognitive and emotional dimensions, contributing to the motor development of the students who are in the beginning of their interaction along with the environment around them, adapting themselves to life each passing day, using practical activites in a way they stimulate their students, so that they develop playing, interacting with the teacher and the classmates.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectPhysical eduacationeng
dc.subjectPsychomotricityeng
dc.titlePercepção de educadoras infantis sobre as práticas psicomotoras para o desenvolvimento motor da criançapor
dc.title.alternativePerception of educators on children’s psychomotor practices for child’s motor developmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoBaseada na concepção unificada da pessoa, a psicomotricidade inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento. Durante muitos anos os profissionais da educação física restringiam-se nas aulas tradicionais, com o passar dos anos e através das formações continuadas realizadas com os profissionais nas escolas, que a educação física passa a ter um novo olhar e principalmente a abordar a psicomotricidade como campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. O estudo em questão tem como objetivo compreender a importância das práticas psicomotoras na Educação Infantil para o desenvolvimento motor da criança a partir da percepção do professor. A partir da aplicação de um questionário com quatro professoras de uma escola de educação infantil da cidade de Palmeira das Missões – RS, concluiu-se que a escola está preocupada em se aprimorar proporcionando aos alunos e professores um ambiente agradável e adequado para o desenvolvimento de atividades que estimulem a psicomotricidade na criança, ajudando-a no seu desenvolvimento motor. Fica visível a importância de trabalhar a psicomotricidade na educação infantil, explorando as dimensões motoras, cognitivas e emocionais, contribuindo para o desenvolvimento motor dos educandos que estão começando a interagir com o meio a sua volta adaptando-se a cada dia de vida que passa, utilizando-se atividades práticas de forma que estimulem seus alunos, para que se desenvolvam brincando ludicamente, interagindo com o professor e com os colegas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto