dc.contributor.advisor | Soares, Ellen dos Santos | |
dc.creator | Nogueira, Renata Arruda do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2017-10-19T12:14:19Z | |
dc.date.available | 2017-10-19T12:14:19Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11884 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD,RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Based on the unified concept of the person, the psychomotricity includes the cognitive, sensorimotor and psychic interactions, the comprehension of the abilities of being and expressing itself, since motion. During lots of years the physical education professionals were only restricted to traditional classes, but with the passing of the years and through continuous trainings carried out with the professionals at the schools, physical education starts to have a new look and mainly to approach the psychomotricity as a transdisciplinar field which studies and investigates the relations and the reciprocal system influences between phychic and motricity. The present study has the aim to understand the importance of the psychomotor practices on the primary education for the child motor development regarding the teacher´s perception. Since the application of a quiz with 4 teachers from a primary school of Palmeira das Missões- RS, it was concluded that the school is worried about improving itself providing the students and teachers with a pleasant and appropriate environment for the activities development which may stimulate the psychomotricity of the child, helping them on their psychomotor development. It is easy to see the importance of working such psychomotricity during primary education, exploring the motor, cognitive and emotional dimensions, contributing to the motor development of the students who are in the beginning of their interaction along with the environment around them, adapting themselves to life each passing day, using practical activites in a way they stimulate their students, so that they develop playing, interacting with the teacher and the classmates. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicomotricidade | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Teacher | eng |
dc.subject | Physical eduacation | eng |
dc.subject | Psychomotricity | eng |
dc.title | Percepção de educadoras infantis sobre as práticas psicomotoras para o desenvolvimento motor da criança | por |
dc.title.alternative | Perception of educators on children’s psychomotor practices for child’s motor development | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Baseada na concepção unificada da pessoa, a psicomotricidade inclui as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento. Durante muitos anos os profissionais da educação física restringiam-se nas aulas tradicionais, com o passar dos anos e através das formações continuadas realizadas com os profissionais nas escolas, que a educação física passa a ter um novo olhar e principalmente a abordar a psicomotricidade como campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. O estudo em questão tem como objetivo compreender a importância das práticas psicomotoras na Educação Infantil para o desenvolvimento motor da criança a partir da percepção do professor. A partir da aplicação de um questionário com quatro professoras de uma escola de educação infantil da cidade de Palmeira das Missões – RS, concluiu-se que a escola está preocupada em se aprimorar proporcionando aos alunos e professores um ambiente agradável e adequado para o desenvolvimento de atividades que estimulem a psicomotricidade na criança, ajudando-a no seu desenvolvimento motor. Fica visível a importância de trabalhar a psicomotricidade na educação infantil, explorando as dimensões motoras, cognitivas e emocionais, contribuindo para o desenvolvimento motor dos educandos que estão começando a interagir com o meio a sua volta adaptando-se a cada dia de vida que passa, utilizando-se atividades práticas de forma que estimulem seus alunos, para que se desenvolvam brincando ludicamente, interagindo com o professor e com os colegas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |