Relações de gênero na prática pedagógica de bolsitas de iniciação à docência
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar se as relações de gênero são tematizadas na prática pedagógica dos bolsistas que fazem parte de um subgrupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria do curso de Licenciatura em Educação Física que trabalha com Ensino Médio. O problema central apresentado é saber se a formação destes/as universitários/as disponibilizou conhecimento sobre as questões de gênero. Enquanto procedimentos metodológicos a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, e como estratégia de pesquisa a análise do conteúdo. Os dados foram obtidos através colaboração de cinco bolsistas do programa, por meio da aplicação de um questionário. Para a construção do trabalho foram utilizadas pesquisas que abordassem os temas gênero, PIBID e formação de professores/as que apresentavam uma visão crítica sobre o assunto. O resultado e discussão de dados indicam que os/as participantes compreendem a importância do estudo desta temática, porém ela nunca foi utilizada em aulas ministradas.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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