Itens para a visualização no momento 293-312 of 313

    • Sistemas de informação para gestão educacional 

      Panno, Fernando; Senger, Igor; Franciscatto, Roberto; Silveira, Sidnei Renato (2020)
      Este livro foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de Sistemas de Informação para Gestão Educacional, do Curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), campus de ...
    • Sistemas de integração agropecuária 

      Quadros, Fernando Luiz Ferreira de; Silveira, Vicente Celestino Pires (2009)
      A disciplina de Sistemas de Integração Agropecuária, é uma disciplina aplicada, que procura discutir os conceitos e como integrá-los com suas aplicações práticas. Os objetivos gerais da disciplina podem ser sintetizados ...
    • Sistemas operacionais 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Preuss, Evandro; Macedo, Ricardo Tombesi (2017)
      A disciplina de Sistemas Operacionais objetiva capacitar os alunos quanto aos conhecimentos necessários para utilizar um computador, de modo a entender o funcionamento e a interface entre o hardware e o software proporcionada ...
    • Sociolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Sociolingüística tem como principais objetivos a identificação de conceitos, o reconhecimento das principais correntes de estudos e de pesquisa da disciplina. Também são objetivos a contextualização das ...
    • Sociologia da educação 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2013)
      A disciplina de Sociologia da Educação está dividida em 5 unidades. Na unidade A, A visão de sociologia da educação em Émile Durkheim tem o objetivo de identificar a construção histórico-social da disciplina de Sociologia ...
    • Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Sociologia da educação II 

      Brancher, Vantoir Roberto (2010)
      A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ...
    • Sociologia fundamental clássica 

      Miranda, Luciano (2019)
      A disciplina de Sociologia Fundamental Clássica está dividida em 3 unidades. A Unidade 1 é desenvolvida com base nesse contexto. Na Subunidade 1.1, tem-se como objetivo a apresentação das origens da sociologia e, em especial, ...
    • Sociologia I 

      Sandalowski, Mari Cleise (2010)
      A disciplina de Sociologia I, tem como objetivo: Identificar os principais autores e teorias que contribuíram para a constituição da Sociologia como uma ciência autônoma a partir do século XIX; Conhecer as diferentes ...
    • Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação 

      Welewicki, Hamilton de Godoy (2007)
      O componente curricular Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (para simplificar, TICs), organizado como uma disciplina de 60 horas, tem como objetivos gerais: - apresentar as TICs, situando sua ...
    • Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Nesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se ...
    • Teoria do conhecimento e epistemologia 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2010)
      A disciplina de Teoria do Conhecimento e Epistemologia tem o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os modos como conhecemos a realidade; Compreender as teorias filosóficas epistemológicas da antiguidade, do período ...
    • Teorias da educação 

      Camillo, Cíntia Moralles; Medeiros, Liziany Muller (2018)
      A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número ...
    • Terra, Trabalho e Saúde 

      Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
      A disciplina Terra, Trabalho e Saúde tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos conhecimentos que lhes permitam analisar criticamente o debate sobre a questão agrária, relacionando-a com a trajetória histórica da saúde ...
    • Textualização de gêneros escritos 

      Albuquerque, Maria Eulália Tomasi (2013)
      A disciplina de Textualização de Gêneros Escritos, tem como objetivo produzir textos científicos, publicitários, jornalísticos e acadêmicos. Analisar textos de gêneros distintos. Redigir textos com coerência, propriedade ...
    • Técnicas de Programação 

      PARREIRA, Fábio José; CUNHA, Guilherme Bernardino da; SILVA, Teresinha Letícia da; PEREIRA, Adriana Soares (2019)
      A informática, desde o seu surgimento, vem evoluindo a passos galopantes. Além disso, ela é considerada a ciência da informação, pois é responsável por gerir toda e qualquer informação digitalizada. De acordo com esta ...
    • Tópicos especiais em religião I 

      Borin, Marta Rosa (2019)
      Com este material didático, apresentamos os conceitos operacionais e normativos do campo religioso do mundo ocidental e alguns elementos para a compreensão da história das religiões ocidentais. Também buscamos analisar a ...
    • Transição nos Sistemas Agroecológicos de Produção 

      Kaufmann, Marielen Priscila; Wizniewsky, José Geraldo (2020)
      A disciplina Transição nos sistemas agroecológicos de produção tem como objetivo compreender como aplicar os princípios e as técnicas da Agroecologia para planejar a transição para agriculturas alternativas de base ecológica ...
    • Transtornos globais do desenvolvimento 

      Schmidt, Carlo (2010)
      O autismo é uma condição descrita pela primeira vez pelo psiquiatra Leo Kanner no ano de 1943. Mesmo passados mais de 60 anos da publicação original, ainda hoje esse diagnóstico permanece sob certa confusão, suscitando ...
    • Tutorial do moodle versão do aluno 

      Lauermann, Rosiclei Aparecida Cavichioli (2008)
      A disciplina de Tutorial do Moodle Versão do Aluno, apresenta as funções do moodle. O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É um sistema de gestão de ...