Itens para a visualização no momento 83-102 of 313

    • Fluídos, oscilações e ondas 

      Costa, José Antônio Trindade Borges da (2009)
      A disciplina do curso de Licenciatura em Física está divida em 6 unidades. Na unidade 1, Estátistica dos Fluídos, vamos estudar a estática dos fluidos, também chamada de hidrostática ou fluidostática. Na unidade 2, Dinâmica ...
    • Formação do pensamento crítico em Educação Ambiental 

      Rosa, Marcelo Barcellos da (2010)
      A disciplina Formação do Pensamento Crítico em Educação Ambiental tem como objetivo principal fomentar uma leitura alicerçada em diferentes aspectos da educação ambiental sem perder o foco de questões básicas, como: Os ...
    • Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente 

      Freitag, Felipe; Richter, Marcos Gustavo (2016)
      Esse livro é destinado a docentes de Língua Portuguesa e de Literatura do Ensino Médio da Educação Básica, considerando que, segundo a Teoria Holística da Atividade (RichTER, 2011), em sua noção de enquadramento do trabalho ...
    • Fundamentos da agroecologia 

      Blume, Elena; Reiniger, Lia (2007)
      Na disciplina de Fundamentos de Agroecologia, serão estudados conceitos e princípios de ecologia necessários para a compreensão da agroecologia. Esses conceitos serão discutidos comparando os ecossistemas naturais e a ...
    • Fundamentos da Educação Especial 

      Casarin, Melania de Melo (2007)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, tem como objetivos proporcionar ao acadêmico conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da educação especial no mundo e no Brasil, promover a compreensão das necessidades ...
    • Fundamentos da educação especial 

      Pavão, Ana Cláudia Oliveira; Pavão, Sílvia Maria de Oliveira (2019)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, tem por objetivo compreender a produção dos fundamentos históricos e antropológicos da Educação Especial, as políticas públicas ...
    • Fundamentos da educação especial I 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Esta disciplina tem como objetivos compreender a emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e refletir sobre a organização das modalidades de atendimento ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Fundamentos da Educação Especial II 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Lazzarin, Márcia Lise Lunardi; Castro, Sabrina Fernandes de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Na disciplina Fundamentos da Educação Especial I, ofertada no 1º semestre do Curso, propomos uma discussão relativa à emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e à ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • Fundamentos da Literatura Brasileira 

      Oliveira, Raquel Trentin (2010)
      Esta disciplina se destina especialmente ao estudo de obras fundamentais da Literatura Brasileira. Será realizado análise de textos de diferentes gêneros, produzidos em diversos períodos literários. A partir da análise ...
    • Fundamentos das ciências da religião 

      Rosa, Geraldo Antônio da (2018)
      A disciplina Fundamentos das Ciências da Religião visa inserir o aluno no campo conceitual das Ciências da Religião, bem como facilitar a utilização dos conceitos para análise do fenômeno religioso nos diferentes contextos ...
    • Fundamentos e Metodologias de Educação Especial 

      Casarin, Melânia de Melo (2021)
      A disciplina de Fundamentos e Metodologias de Educação Especial propõe introduzir o aluno no campo conceitual da Educação Especial, compreendendo seu contexto educacional e cultural, a evolução histórica e o fundamento ...
    • Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação 

      Mazzonetto, Clenio Vianei; Cocco, Ricardo; Kohls, Rosana Cristina; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão ...
    • Fundamentos gramaticais em Língua Portuguesa 

      Gehrke, Nara Augustin (2009)
      A disciplina Fundamentos Gramaticais em Língua Portuguesa, sistematiza e aprofunda conhecimentos sobre a gramática da língua portuguesa. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e descrever a configuração ...
    • Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I 

      Turchiello, Priscila (2017)
      A disciplina Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I dá início ao processo de produção de conhecimentos, envolvendo as relações entre as áreas da História, Filosofia, Sociologia e Educação. Para ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 

      Damilano, José Luiz Padilha (2005)
      Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ...