• Literatura Infantojuvenil 

      ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
      A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • Educação mediada por tecnologias no ensino superior: práticas e pesquisas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2020)
      Por meio da publicação desse e-book, busca-se ampliar o acesso a esses estudos e pesquisas, alcançando um número maior de estudantes, profissionais e instituições. Com isso, através desse recurso educacional aberto, ...
    • Psicologia da Educação III 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2018)
      Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento ...
    • Psicologia da Educação I 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2017)
      No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia ...
    • Introdução à Álgebra Linear: utilizando a linguagem de programação Python e o recurso de descrição de imagens para deficientes visuais 

      CAMARGO, Mariza; FORTES, Patricia Rodrigues; BERTOLINI, Cristiano; SILVEIRA, Sidnei Renato; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2022)
      Este e-book tem o objetivo de trabalhar noções introdutórias da Álgebra, em especial da Álgebra Linear, a qual constitui um ramo da Matemática – uma Ciência que possibilita o estudo de quantidades e formas e se organiza a ...
    • Libras I 

      Casarin, Melânia de Melo (2019)
      A disciplina Libras visa inserir o aluno no campo conceitual da Língua Brasileira de Sinais - Libras, compreendendo seu contexto cultural, a evolução histórica e o fundamento desta Língua para as comunidades surdas ...
    • O Lúdico na Educação do Campo 

      David, Cesar de; Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima (2021)
      A disciplina O Lúdico na Educação do Campo foi elaborada a partir de dois eixos fundamentais. O primeiro inclui a possibilidade de apresentar, analisar, discutir e problematizar alguns conceitos que permitam ampliar relações ...
    • Cuidado em Rede para Crianças e Adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde 

      Ennes, Aline dos Santos; Morgan, Bruna Sperling; Kaiper, Cristina Zini; Silva, Kátia Daniélly Menezes; Souza, Neila Santini de; Lopes, Mariana Cavalcante; Chini, Brenda Zambenedetti; Moro, Morgana Lima; Waldow, Evelyn; Figueira, Julia Lopes; Moura, Leticia de (2023)
      Esta cartilha foi construída, de forma colaborativa, por uma equipe multidisciplinar das áreas de educação e saúde, a partir das experiências e demandas da comunidade elencadas pelo Programa de Extensão “Viva criança: ações ...
    • Terra, Trabalho e Saúde 

      Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
      A disciplina Terra, Trabalho e Saúde tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos conhecimentos que lhes permitam analisar criticamente o debate sobre a questão agrária, relacionando-a com a trajetória histórica da saúde ...
    • Saberes Sociais e Tradicionais na Educação do Campo 

      Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
      A disciplina Saberes sociais e tradicionais na Educação do Campo tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos discussões que lhes permitam saber mais sobre a hegemonização do conhecimento e a modernização da agricultura; ...
    • Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II 

      HERMES, Rosméri (2021)
      Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ...
    • História Agrária e Ambiental 

      Kaufmann, Marielen Priscila; Zanella, Francis Casagranda; Pasqualotto, Nayara; Wizniewsky, José Geraldo (2019)
      A disciplina História Agrária e Ambiental tem como objetivo compreender a formação da sociedade brasileira e, particularmente, do Rio Grande do Sul, configurando as características agrárias e ambientais do país e do Estado. ...
    • Introdução à Educação a Distância 

      Mallmann, Elena Maria (2022)
      No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em ...
    • Planejamento Social 

      MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa (2023)
      Este material didático-pedagógico tem o objetivo de subsidiar a disciplina de Planejamento Social (DSS0019) do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria, facilitando a compreensão dos principais tópicos ...
    • Política e Sociedade 

      NÓBREGA, Deriscleia Rodrigues Ramos (2023)
      A presente proposta de material apresentado para a disciplina de Estado e Sociedade consiste em buscar debater os principais elementos históricos e sociais que configuram a construção do Estado contemporâneo e o papel da ...
    • Sistemas de informação para gestão educacional 

      Panno, Fernando; Senger, Igor; Franciscatto, Roberto; Silveira, Sidnei Renato (2020)
      Este livro foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de Sistemas de Informação para Gestão Educacional, do Curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), campus de ...
    • Linguagem de Programação II 

      PARREIRA, Fábio José; SILVA, Teresinha Letícia da; BERTOLINI, Cristiano; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2019)
      As linguagens de programação, basicamente, estão subdivididas em um dos 4 principais paradigmas de programação, que são: Programação Orientada a Objetos (POO), imperativo, funcional e lógico. Em nosso livro, denominado ...
    • Didática Geral 

      Pereira, Adriana Soares; Franciscatto, Roberto; Shitsuka, Ricardo; Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto (2019)
      Este livro apresenta uma visão crítica e teórica da prática docente e da vivência em sala de aula, bem como tem como proposta a compreensão da construção e a formação individual de cada docente dentro de um contexto de ...
    • Inglês Instrumental 

      PREUSS, Lisandra Jörgensen; BERTOLINI, Cristiano (2021)
      O objetivo deste material é apresentar as estruturas da Língua Inglesa em contextos naturais de aprendizagem, ou seja, que cada aluno possa perceber que o conteúdo de cada unidade serve não apenas como um instrumento de ...