• História da Educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • História da educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Educação profissional em destaque: filosofia em diálogo com outros saberes 

      Ferreira, Andreyna Sárila Ramos; Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf; Hecktheurer, Luiz Felipe Alcantara; Pommer, Arnildo; Bastos, Débora de Oliveira; Amorim, Filipi Vieira; Biasoli, Luis Fernando; Fagherazzi, Onorato Jonas; Tedesco, Cristiane; Junior, Dardo Lorenzo Bornia; Smalti, Ingrid Baggio; Roman, Laís Belinski; Tieppo, Luiza Biasi; Schneider, Paulo Roberto; Padilha, Alan Rodrigo; Sakai, Otávio Akira; Schio, Sônia Maria; Castaman, Ana Sara; Oliveira, Denise; Pommer, Carolina Demaman; Dorneles, Caroline Lacerda; Muenchen, Cristiane; Santos, Magda Gisela Cruz dos; Taddei, Paulo Eduardo Dias; Dias, Vanessa Gonçalves; Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da; Pommer, Roselene Gomes; Sganzerla, Anor; Valle, Barbara; Silva, Mitieli Seixas da; Saltiél, Eduardo Ruttke Von; Foresti, Alana; Viel, Guilherme Massoco; Formolo, Kerri Candido de Souza; Titton, Luana Milani; Rech, Priscila Silveira; Rossato, Simone Bertazzo; Reinehr, Juliana; Furini, Giovani; Scomazzon, Heitor; Campana, Vanessa; Fagherazzi, Onorato; Fraron, Maria Lúcia; Fornasier, Vinícius Casagrande (2017)
      Neste livro constam textos sobre Filosofia da Ciência, textos sobre Ética e Política, sobre Educação, sobre Ética Ambiental e sobre Ciência Aplicada, ou seja, um particular exemplo do que todos fazem numa escola e numa ...
    • História econômica, política e social do Brasil 

      Flôres, João Rodolpho Amaral (2010)
      A Disciplina de História Econômica, Política e Social do Brasil, está constituída por 04 créditos, num total de 60 horas. Os diferentes assuntos que serão abordados no decorrer da Disciplina não terão como foco principal ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • História e educação I 

      Oliveira, Décio Luciano Squarcieri de (2010)
      A disciplina em questão, denominada História e Educação I – EAD 1057 compõe a grade curricular do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena a Distância – UFSM/UAB, determinada para ser lecionada no 5º semestre. Sua carga ...
    • Metodologia do ensino de história 

      Pinto, Genivaldo Gonçalves (2005)
      A disciplina de História não está no contexto das mais atrativas pelos estudantes brasileiros e muito menos pelos pensadores responsáveis por difundir a educação neste país. Sua carga-horária é tímida e em muitos casos os ...
    • História da educação brasileira 

      Quadros, Claudemir de (2010)
      A disciplina História da Educação Brasileira vincula-se ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. No âmbito dessa disciplina, tem-se como objetivo analisar formas de organização escolar, visões pedagógicas ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • História da educação 

      Soares, André Luis Ramos (2010)
      A disciplina de História da Educação, permite principalmente a reflexão sobre as formas como compreendemos a construção do conhecimento ao longo do tempo em várias sociedades. Estabelece a compreensão de como a educação ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.