Itens para a visualização no momento 1-20 of 313

    • O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita 

      Martinez, Lucas da Silva (2023)
      Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos ...
    • Inovações Sociais e Sustentabilidade 

      Oliveira, Sibele Vasconcelos de (2023)
      A disciplina de Inovações sociais e sustentabilidade compõe a grade curricular do Curso de Especialização em Agroecologia, Educação do Campo e Inovações Sociais, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria na modalidade ...
    • Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II 

      HERMES, Rosméri (2021)
      Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ...
    • Projeto de Política Pública Baseada em Dados 3: descrevendo o impacto esperado e planejando a implementação e avaliação da política 

      Rezende, Paulo Edson da Silva (2023)
      O uso de dados na construção das políticas públicas é essencial e desta maneira, não visualizamos uma construção de forma eficiente de qualquer proposta sem o uso de dados, eles fazem parte de toda a estrutura do projeto. ...
    • Pesquisa em Educação e Infâncias II 

      Peranzoni, Vaneza Cauduro (2023)
      Este é o material didático da disciplina de Pesquisa em Educação e Infâncias II, do curso de especialização em em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência, realizado na modalidade à distância, pela Universidade Federal ...
    • A História do Líquen: como tudo começou 

      Cosme, Ruth Edite; Berticelli, Danilene Gullich Donin; Zancan, Sabrina (2023)
      O Método Líquen é uma metodologia desenvolvida para auxiliar professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que visa o ensino dos conhecimentos e a elaboração das estratégias de cálculo mental, melhorando ...
    • Projeto de Política Pública Baseada em Dados 2: reconhecendo a organização e o seu contexto de atuação 

      Rezende, Paulo Edson da Silva (2023)
      As propostas de políticas públicas com o uso de dados é cada vez mais utilizada. O cenário atual, vem se consolidando como um processo sistemático de coleta, análise e disseminação de informações precisas e oportunas para ...
    • Estágio em Serviço Social: orientações para estudantes da UFSM 

      Bacellar, Thaesa Jesana da Silva; Fraga, Cristina Kologeski; Martins, Júlia Aparecida Costa (2023)
      Este Caderno tem como objetivo guiá-lo (a) nos primeiros passos para realizar um estágio em Serviço Social, tirar as principais dúvidas, apresentar a realidade de campos e as instituições parceiras do curso de Serviço ...
    • Shantala: a técnica que visa à qualidade de vida do bebê 

      Cavalheiro, Andriele dos Santos; Zanella, Ângela Kemel (2023)
      Material elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), sob a orientação da Professora Daíse Raquel Maldaner (2020) e adaptado para ...
    • Arqueologia: manual de boas práticas 

      SOARES, André Luis Ramos; CAMPOS, Carlos Eduardo da Costa; DUARTE, Laura Roseli Pael; GASQUES, Lia Raquel Toledo Brambilla; PINTO, Luana Moura (2023)
      Este é um manual de boas práticas para a participação de atividades de campo e laboratório no Projeto Trilha Rupestre/UFMS. Nele, vamos apresentar o que é necessário saber para ter uma participação positiva e produtiva, ...
    • Linguagem de Programação II 

      PARREIRA, Fábio José; SILVA, Teresinha Letícia da; BERTOLINI, Cristiano; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2019)
      As linguagens de programação, basicamente, estão subdivididas em um dos 4 principais paradigmas de programação, que são: Programação Orientada a Objetos (POO), imperativo, funcional e lógico. Em nosso livro, denominado ...
    • Técnicas de Programação 

      PARREIRA, Fábio José; CUNHA, Guilherme Bernardino da; SILVA, Teresinha Letícia da; PEREIRA, Adriana Soares (2019)
      A informática, desde o seu surgimento, vem evoluindo a passos galopantes. Além disso, ela é considerada a ciência da informação, pois é responsável por gerir toda e qualquer informação digitalizada. De acordo com esta ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • Política e Sociedade 

      NÓBREGA, Deriscleia Rodrigues Ramos (2023)
      A presente proposta de material apresentado para a disciplina de Estado e Sociedade consiste em buscar debater os principais elementos históricos e sociais que configuram a construção do Estado contemporâneo e o papel da ...
    • Planejamento Social 

      MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa (2023)
      Este material didático-pedagógico tem o objetivo de subsidiar a disciplina de Planejamento Social (DSS0019) do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria, facilitando a compreensão dos principais tópicos ...
    • Literatura Infantojuvenil 

      ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
      A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
    • Psicologia da Educação III 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2018)
      Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento ...
    • Psicologia da Educação I 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2017)
      No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia ...
    • Sistemas de informação para gestão educacional 

      Panno, Fernando; Senger, Igor; Franciscatto, Roberto; Silveira, Sidnei Renato (2020)
      Este livro foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de Sistemas de Informação para Gestão Educacional, do Curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), campus de ...
    • Cuidado em Rede para Crianças e Adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde 

      Ennes, Aline dos Santos; Morgan, Bruna Sperling; Kaiper, Cristina Zini; Silva, Kátia Daniélly Menezes; Souza, Neila Santini de; Lopes, Mariana Cavalcante; Chini, Brenda Zambenedetti; Moro, Morgana Lima; Waldow, Evelyn; Figueira, Julia Lopes; Moura, Leticia de (2023)
      Esta cartilha foi construída, de forma colaborativa, por uma equipe multidisciplinar das áreas de educação e saúde, a partir das experiências e demandas da comunidade elencadas pelo Programa de Extensão “Viva criança: ações ...