Itens para a visualização no momento 221-240 of 320

    • Aspectos histórico-culturais hispano-americanos 

      Peixoto, Rosane do Amaral (2010)
      Nesta nova disciplina vamos trabalhar os Aspectos Histórico-Culturais Hispano-Americanos, isto é, aqui vamos trabalhar aspectos que formaram o novo continente descoberto. O objetivo desta disciplina é conhecer os aspectos ...
    • Antropologia cultural 

      Cunha, Jorge Luiz da (2011)
      A disciplina de Antropologia Cultural, tem o objetivo de apresentar o conceito de antropologia, e suas diferentes abordagens teóricas de pensamento cultural; Identificar as variações do conceito de cultura, que percorre o ...
    • História da Educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • Manual do estágio curricular supervisionado no ensino médio I 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras - Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio I seja realizado no sétimo semestre e tenha a duração de ...
    • Estágio curricular supervisionado no ensino médio I 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      A disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, está dividida em 4 unidades. A unidade 1, Contextualização do estágio supervisionado no ensino médio I, tem o objetivo de esclarecer as disposições do Projeto Pedagógico ...
    • Psicolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Psicolinguística será dividida em unidades de trabalho, conforme descrição a seguir. Destacamos que esta divisão tem por objetivo nortear o desenvolvimento da disciplina como um todo, o que não significa ...
    • Produção textual 

      Gehrke, Nara Augustin (2010)
      A disciplina de Produção Textual, enfoca a atividade de produzir textos enquanto prática social, ao mesmo tempo que possibilita sistematizarem-se conhecimentos sobre os comportamentos escritores envolvidos nessa prática e ...
    • Produção e análise de material didático em língua portuguesa 

      Richter, Marcos Gustavo (2010)
      A disciplina Produção e Análise de Material Didático em Língua Portuguesa, está dividida em 16 aulas. Aula 1, Gramática tradicional, estrutural e gerativo-transformacional. Aula 2, Do processo de aprendizagem aos tipos de ...
    • Literatura brasileira: Narrativa 

      Santos, Pedro Brum (2010)
      Esta disciplina aborda textos literários com vistas a transmitir uma compreensão geral da narrativa de ficção brasileira. A disciplina verifica noções básicas caracterizadoras dos textos escolhidos, sua divisão é feita por ...
    • Manual do estágio II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras – Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado II seja realizado no sexto semestre e tenha a duração de 105 horas. ...
    • Estágio supervisionado II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      A disciplina de Estágio supervisionado II, prevê a prática de língua portuguesa em sala de aula, diretamente com os alunos de ensino fundamental. Está dividida em 4 unidades, na Unidade 1, Contextualização do estágio ...
    • Pragmática do português 

      Richter, Marcos (2010)
      A disciplina de Pragmática do Português está dividida em 16 aulas. A aula 1, Conceito de pragmática. Contexto. A aula 2, Referência, dêixes e anáfora. A aula 3, Referência e descrições definidas. A aula 4, Referência e ...
    • Literatura brasileira: Lírica 

      Oliveira, Raquel Trentin (2010)
      A disciplina de Literatura Brasileira: Lírica, apresenta o assunto a lírica brasileira, segundo o programa da disciplina, especificamente a que se desenvolveu a partir do século XIX no Brasil. Para estudá-la, elegeram ...
    • Manual do estágio 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O Estágio Supervisionado nos cursos de formação dos professores foi concebido pela legislação como um componente curricular cuja essência é a atividade prática em ambientes educacionais. O estágio constitui o momento em ...
    • Estágio supervisionado 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O aluno de Letras – Português e Literaturas, que está iniciando uma nova fase de seu curso de formação de professores: a etapa dedicada às práticas de ensino, período em que começará a vivenciar a realidade das escolas nas ...
    • Textualização de gêneros escritos 

      Albuquerque, Maria Eulália Tomasi (2013)
      A disciplina de Textualização de Gêneros Escritos, tem como objetivo produzir textos científicos, publicitários, jornalísticos e acadêmicos. Analisar textos de gêneros distintos. Redigir textos com coerência, propriedade ...
    • Semântica do português 

      Silveira, Verli Fátima Petri da (2009)
      A disciplina de Semântica do Português, como o nome já diz, deve privilegiar os aspectos semânticos, tratando dos processos de produção dos sentidos. O objetivo principal é o de conduzir reflexões sobre a língua e o ...
    • Fundamentos da Literatura Brasileira 

      Oliveira, Raquel Trentin (2010)
      Esta disciplina se destina especialmente ao estudo de obras fundamentais da Literatura Brasileira. Será realizado análise de textos de diferentes gêneros, produzidos em diversos períodos literários. A partir da análise ...
    • Didática do Português 

      Fuzer, Cristiane (2009)
      A disciplina de Didática do Português é composta por 5 unidades. A unidade A, Contexto educacional, nesta unidade o aluno vai ter acesso às principais informações sobre o sistema educacional vigente em nosso país. Terá ...
    • Sociolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Sociolingüística tem como principais objetivos a identificação de conceitos, o reconhecimento das principais correntes de estudos e de pesquisa da disciplina. Também são objetivos a contextualização das ...