• Literatura Infantojuvenil 

      ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
      A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
    • Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2021)
      Com o objetivo de documentar o percurso da Educação a Distância (EaD) na UFSM, a Coordenadoria de Tecnologia Educacional - CTE/UFSM propôs às coordenações, professores, tutores e estudantes a elaboração deste e-book, com o ...
    • Psicologia da Educação III 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2018)
      Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento ...
    • Psicologia da Educação I 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2017)
      No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia ...
    • Introdução à Álgebra Linear: utilizando a linguagem de programação Python e o recurso de descrição de imagens para deficientes visuais 

      CAMARGO, Mariza; FORTES, Patricia Rodrigues; BERTOLINI, Cristiano; SILVEIRA, Sidnei Renato; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2022)
      Este e-book tem o objetivo de trabalhar noções introdutórias da Álgebra, em especial da Álgebra Linear, a qual constitui um ramo da Matemática – uma Ciência que possibilita o estudo de quantidades e formas e se organiza a ...
    • Dicas de escrita para professores autores 

      Cargnelutti, Camila Marchesan; Freitag, Felipe (2016)
      Essas dicas de escrita foram elaboradas pelo setor de revisão linguística instrucional da Equipe Multidisciplinar (UAB/UFSM) do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria como maneira de ...
    • O Lúdico na Educação do Campo 

      David, Cesar de; Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima (2021)
      A disciplina O Lúdico na Educação do Campo foi elaborada a partir de dois eixos fundamentais. O primeiro inclui a possibilidade de apresentar, analisar, discutir e problematizar alguns conceitos que permitam ampliar relações ...
    • Introdução à pedagogia 

      Ferreira, Liliana Soares (2010)
      Neste material, o aluno estudará temas e questões relativas à Pedagogia. A pedagoga/ o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os vários significados e dimensões da área ...
    • Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II 

      HERMES, Rosméri (2021)
      Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ...
    • Orientações para a produção de materiais didáticos do Núcleo de Tecnologia Educacional/UFSM 

      Karkow, Ana Kátia; Cargnelutti, Camila Marchesan; Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira; Pascotini, Matheus Tanuri; Sena, Mauricio Machado; Colusso, Paulo Roberto; Jacques, Siméia Tussi; Moraes, Carlo Pzzobon de; Santos, Caroline da Silva dos (2018)
      Este livro didático tem como principal objetivo apresentar aspectos sobre o processo de produção de materiais didáticos destinados à Educação a Distância no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria e, mais especificamente, ...
    • Bases Epistêmicas da Agroecologia 

      Kaufmann, Marielen Priscila; Wizniewsky, José Geraldo (2021)
      A disciplina Bases Epistêmicas da Agroecologia tem como objetivo entender os fundamentos epistemológicos da Agroecologia como campo de conhecimento. Por isso, são apresentadas, neste material didático, as bases científicas ...
    • Educação e Questões Ambientais 

      Kaufmann, Marielen Priscila (2021)
      A disciplina Educação e Questões Ambientais tem como objetivo compreender e analisar a relação entre Educação e questões ambientais relativas à nossa Era. Alguns autores relatam a existência de uma crise socioambiental ...
    • O/A professor/a pesquisador/a e as crianças: escuta, olhares e escrita 

      Martinez, Lucas da Silva (2023)
      Este material didático é fruto da disciplina "O/A professor/a pesquisador/a e a crianças: escuta, olhares e escrita" do curso de Especialização em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência. Ele se aprofunda nos aspectos ...
    • Sistemas de informação para gestão educacional 

      Panno, Fernando; Senger, Igor; Franciscatto, Roberto; Silveira, Sidnei Renato (2020)
      Este livro foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de Sistemas de Informação para Gestão Educacional, do Curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), campus de ...
    • Pesquisa em Educação e Infâncias II 

      Peranzoni, Vaneza Cauduro (2023)
      Este é o material didático da disciplina de Pesquisa em Educação e Infâncias II, do curso de especialização em em Gestão Pública na Educação Infantil e Docência, realizado na modalidade à distância, pela Universidade Federal ...
    • Didática Geral 

      Pereira, Adriana Soares; Franciscatto, Roberto; Shitsuka, Ricardo; Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto (2019)
      Este livro apresenta uma visão crítica e teórica da prática docente e da vivência em sala de aula, bem como tem como proposta a compreensão da construção e a formação individual de cada docente dentro de um contexto de ...
    • Língua portuguesa e educação I 

      Petri, Verli da Silveira (2009)
      A disciplina de Língua Portuguesa e Educação, como o nome já diz, deve privilegiar textos e atividades que contribuam com o aperfeiçoamento da comunicação em língua portuguesa, bem como deve aprofundar nossas reflexões ...
    • Inglês Instrumental 

      PREUSS, Lisandra Jörgensen; BERTOLINI, Cristiano (2021)
      O objetivo deste material é apresentar as estruturas da Língua Inglesa em contextos naturais de aprendizagem, ou seja, que cada aluno possa perceber que o conteúdo de cada unidade serve não apenas como um instrumento de ...
    • Pesquisa em educação 

      Reginatto, Andréa (2010)
      A disciplina de Pesquisa em Educação, apresenta as atividades da disciplina, propondo a leitura de um texto de Tom Coelho cujo título já é motivo de reflexão. Também o texto de Camila Felix sobre a obra A Arte de Pesquisar, ...
    • Observação escolar II 

      Trevisan, Neiva Viera; Fraga, Laura Pippi (2019)
      A disciplina Observação Escolar II visa inserir o estudante do curso de Ciências da Religião na prática do contexto educativo, procurando conhecer a sua realidade em termos da amplitude e a complexidade das questões ...