• História e organização da educação brasileira 

      Cunha, Jorge Luiz da (2013)
      A disciplina de História e Organização da Educação Brasileira, está dividida em 5 unidades. A unidade 1, A educação brasileira da colônia ao império e primeira república (1549-1930). A unidade 2, A Educação brasileira na ...
    • Linguagem visual 

      Dalmazzo, André Krusser (2007)
      Nesta disciplina de Linguagem Visual, podemos dizer que a concentração do conhecimento está na compreensão da narrativa através de imagens a partir do estudo de elementos de comunicação visual. Atualmente a utilização da ...
    • Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 

      Damilano, José Luiz Padilha (2005)
      Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Antropologia das populações rurais 

      David, Cesar de (2017)
      A disciplina de Antropologia das Populações Rurais objetiva-se identificar e analisar algumas perspectivas antropológicas, a partir da apresentação de noções básicas da disciplina, como cultura, natureza, etnicidade, ...
    • Princípios de conservação 

      Dorneles, Lucio Strazzabosco (2013)
      Na primeira unidade, Trabalho e Energia, iremos estudar em detalhe um tipo de energia que tem um papel muito importante na nossa vida: a energia do movimento, ou energia cinética. Na segunda unidade, Conservação da Energia. ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Geografia II 

      Facco, Janete; Cancelier, Janete Webler (2019)
      A disciplina de Geografia II apresenta conhecimentos relacionados à área da Geografia Física, a qual é utilizada para investigar os elementos naturais que compõem o espaço terrestre, assim como as características e ...
    • Álgebra linear 

      Ferreira, Inês Farias (2010)
      A Álgebra Linear fundamenta-se em duas operações básicas envolvendo vetores: a adição entre dois vetores e a multiplicação de um número, que chamamos de escalar, por um vetor. Na unidade 1, Introdução aos Vetores, estaremos ...
    • Linguística aplicada: teorias de aprendizagem 

      Fialho, Vanessa Ribas (2010)
      A disciplina Linguística Aplicada: Teorias de Aprendizagem, vai estabelecer uma reflexão sobre a aprendizagem e aquisição de linguagem de aspectos teóricos; aplicar as teorias de aprendizagem e aquisição de linguagem; ...
    • Educação musical 

      Figueiró, Cristiano Severo; Morales, Daniela dos Santos; Morales, Oscar Daniel (2006)
      Os conteúdos desta disciplina foram divididos em quatro unidades. Em cada uma delas, o aluno encontrará elementos da educação musical, com os quais poderá fazer música em diferentes espaços pedagógicos. Nestas, a idéia ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Filosofia da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2009)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis: a elaboração de resenhas e sínteses; a participação qualitativa nos fóruns e chats propostos e leituras ...
    • Filosofia da Educação I 

      Fontana, Hugo Antonio (2008)
      A disciplina de Filosofia da Educação I, tem como objetivo: proporcionar a compreensão de como se dá a emergência da consciência racional através do surgimento da Filosofia. Proporcionar a possibilidade de se ir tecendo ...
    • Didática do ensino de espanhol 

      Fontana, Marcus Vinícius Liessem (2013)
      Na disciplina de Didática do Ensino de Espanhol, serão visto brevemente as teorias da aprendizagem, de modo que, mais adiante, quando forem estudar as abordagens de ensino de línguas, possam perceber quais teorias de ...
    • Matemática II 

      Fortes, Patricia Rodrigues; Camargo, Mariza; Bertolini, Cristiano; Cunha, Guilherme Bernardino da (2019)
      Na grade curricular do Curso de Licenciatura em Computação, modalidade EaD, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen, no âmbito da UAB (Universidade Aberta do Brasil), temos a ...
    • Equações diferenciais lineares 

      Fusieger, Pedro (2009)
      A disciplina de Equações Diferenciais Lineares, do curso de Licenciatura em Física EaD, está dividida em 32 tópicos. Com o objetivo de reconhecer e classificar uma equação diferencial, além de verificar possíveis soluções. ...
    • Pesquisa e tratamento dos arquivos 

      Garcia, Olga Maria Correa (2007)
      A disciplina Pesquisa e Tratamento dos Arquivos faz parte da estrutura curricular do Curso de Pós-Graduação - Especialização a Distância - Gestão de Arquivos, com uma carga horária total de 30 horas/aula, correspondendo a ...
    • Produção agropecuária em terras declivosas 

      Giacomini, Sandro José (2011)
      Na disciplina de Produção Agropecuária em Terras Declivosas, busca-se conhecer melhor o ambiente de terras declivosas buscando o seu uso e manejo de forma sustentável, sem que haja prejuízo para o ambiente e para as pessoas ...
    • Didática 

      Hermes, Rosméri; Hermes, Simoni Timm (2018)
      Esta disciplina tem como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo de ensino-aprendizagem; e contextualizar os pressupostos fundamentais relativos ...