• Gestão da Educação 

      Almeida, Damiana Machado de; Poser, Talita Gonçalves (2024)
      Esta disciplina é muito importante na formação do gestor educacional. Juntos vamos refletir sobre temas do dia a dia da escola, tais como: LDB, FUNDEB, arranjos interfederativos, políticas públicas na área de educação, ...
    • Literatura Infantojuvenil 

      ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
      A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
    • Fundamentos de Ciência de Dados 

      Andrade, Thiago A.N. de (2024)
      Este guia didático aborda os elementos essenciais da Ciência de Dados, integrando teoria e aplicação prática para profissionais da área. Composto por cinco módulos, o texto ressalta métodos e técnicas fundamentais, ...
    • Modalidades Educacionais: concepções, políticas, projetos e práticas 

      Andrighetto, Marcos José; Castaman, Ana Sara; Mohr, Alana Claudia; Passini, Aline Ferrão Custodio; Borba, Willian Fernando; Macedo, Ricardo Tombesi; Rodrigues, Alexandre Couto; Ferreira, Liliana Soares; Oliveira, Everton Fêrrêr; Viero, Janisse; Mazzardo, Mara Denize; Pereira, Vilmar Alves (2024)
      O presente caderno didático tem como núcleo temático as modalidades educacionais com abordagens de conteúdos curriculares, conceitos, características, políticas, projetos e práticas. As modalidades educacionais estão ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • Educação mediada por tecnologias no ensino superior: práticas e pesquisas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2020)
      Por meio da publicação desse e-book, busca-se ampliar o acesso a esses estudos e pesquisas, alcançando um número maior de estudantes, profissionais e instituições. Com isso, através desse recurso educacional aberto, ...
    • Psicologia da Educação III 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2018)
      Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento ...
    • Psicologia da Educação I 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2017)
      No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia ...
    • Introdução à Álgebra Linear: utilizando a linguagem de programação Python e o recurso de descrição de imagens para deficientes visuais 

      CAMARGO, Mariza; FORTES, Patricia Rodrigues; BERTOLINI, Cristiano; SILVEIRA, Sidnei Renato; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2022)
      Este e-book tem o objetivo de trabalhar noções introdutórias da Álgebra, em especial da Álgebra Linear, a qual constitui um ramo da Matemática – uma Ciência que possibilita o estudo de quantidades e formas e se organiza a ...
    • Libras I 

      Casarin, Melânia de Melo (2019)
      A disciplina Libras visa inserir o aluno no campo conceitual da Língua Brasileira de Sinais - Libras, compreendendo seu contexto cultural, a evolução histórica e o fundamento desta Língua para as comunidades surdas ...
    • Fundamentos de banco de dados e inteligência de negócios 

      Cordenonsi, Andre Zank (2023)
      No cenário atual, o conhecimento em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) e Business Intelligence (BI) tornou-se crucial. Este material didático aborda conceitos básicos e funcionalidades de SGBDs, organização ...
    • O Lúdico na Educação do Campo 

      David, Cesar de; Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima (2021)
      A disciplina O Lúdico na Educação do Campo foi elaborada a partir de dois eixos fundamentais. O primeiro inclui a possibilidade de apresentar, analisar, discutir e problematizar alguns conceitos que permitam ampliar relações ...
    • Cuidado em Rede para Crianças e Adolescentes: possibilidades na integração entre família, escola e saúde 

      Ennes, Aline dos Santos; Morgan, Bruna Sperling; Kaiper, Cristina Zini; Silva, Kátia Daniélly Menezes; Souza, Neila Santini de; Lopes, Mariana Cavalcante; Chini, Brenda Zambenedetti; Moro, Morgana Lima; Waldow, Evelyn; Figueira, Julia Lopes; Moura, Leticia de (2023)
      Esta cartilha foi construída, de forma colaborativa, por uma equipe multidisciplinar das áreas de educação e saúde, a partir das experiências e demandas da comunidade elencadas pelo Programa de Extensão “Viva criança: ações ...
    • Terra, Trabalho e Saúde 

      Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
      A disciplina Terra, Trabalho e Saúde tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos conhecimentos que lhes permitam analisar criticamente o debate sobre a questão agrária, relacionando-a com a trajetória histórica da saúde ...
    • Saberes Sociais e Tradicionais na Educação do Campo 

      Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
      A disciplina Saberes sociais e tradicionais na Educação do Campo tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos discussões que lhes permitam saber mais sobre a hegemonização do conhecimento e a modernização da agricultura; ...
    • Metodologia para o Ensino da Língua Portuguesa II 

      HERMES, Rosméri (2021)
      Esta disciplina tem como objetivo “conhecer as políticas e práticas de alfabetização/letramento voltadas aos alunos da Educação Especial no processo de escolarização, de modo a explorar a leitura, a produção e a análise ...
    • História Agrária e Ambiental 

      Kaufmann, Marielen Priscila; Zanella, Francis Casagranda; Pasqualotto, Nayara; Wizniewsky, José Geraldo (2019)
      A disciplina História Agrária e Ambiental tem como objetivo compreender a formação da sociedade brasileira e, particularmente, do Rio Grande do Sul, configurando as características agrárias e ambientais do país e do Estado. ...
    • Metodologia da Pesquisa 

      Lenharth, Eliete dos Reis; Tagliapietra, Rafaela Dutra (2023)
      Este material didático foi elaborado tendo por objetivo proporcionar conhecimento, orientações e servir como base metodológica para elaboração e condução de uma pesquisa científica. Trata-se de um material que envolve ...
    • Fundamentos de programação na Ciência de Dados 

      Lima, João Vicente Ferreira (2023)
      Este livro foi produzido para servir como material didático básico para a disciplina Fundamentos de Programação na Ciência de Dados do curso de Especialização em Ciências de Dados na Gestão Pública. O objetivo da disciplina ...
    • Introdução à Educação a Distância 

      Mallmann, Elena Maria (2022)
      No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em ...