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A percepção ambiental do professor da disciplina de Língua Portuguesa: do livro didático à prática docente

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TCC de Especialização (367.6Kb)
Data
2008-12-17
Autor
Bertazzo, Angela Medianeira
Metadata
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Resumo
O professor da disciplina de Língua Portuguesa prepara as gerações para a escrita, a oralidade, interpretação de textos, produção de outros textos, literatura e domínio da língua materna, em resumo o seu letramento, e tem responsabilidade dobrada quanto aos temas abordados nos textos dos livros didáticos, que devem ser atuais e dentro do contexto do aluno. As questões ambientais que têm se apresentado no nosso tempo devem ser retratadas e tratadas como prioridades nos textos dos compêndios escolhidos e ou indicados às escolas. Este trabalho, a partir de um questionário aplicado no período entre 17/10/2007 a 20/11/2007, a vinte e quatro professores da disciplina de Língua Portuguesa de Escolas Públicas de Ensino Fundamental, na cidade de Santa Maria-RS, teve por finalidade verificar o perfil desses professores frente às suas disciplinas, o livro didático, o ensino e as práticas desenvolvidas; o que os motivaram na escolha do livro didático; quais suas dificuldades nas práticas; se há dificuldades de aprendizado dos alunos; onde aprimoraram seus conhecimentos; se usam temas atuais na sala de aula; e seu conhecimento sobre o tema Educação Ambiental. A partir dos resultados verificou-se que os professores têm boas experiências na disciplina, mas 84% têm, no máximo, seis anos na escola atual, e trabalham com quatro turmas com vinte e quatro alunos por turma; 70,83% têm pósgraduação; e 33% não participam da escolha do livro didático; as práticas têm sido trabalhadas (93%), mas os alunos têm dificuldades de aprendizado (46%); trabalham com temas atuais (74%); e 68% têm uma boa percepção sobre o tema Educação Ambiental. Ao final do trabalho foram elaboradas considerações e sugestões.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1202
Coleções
  • Educação Ambiental [141]

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