Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.creatorFalcão, Estela Máris da Silva
dc.date.accessioned2017-11-14T12:49:17Z
dc.date.available2017-11-14T12:49:17Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12035
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractEl profesor es un mediador en la aquisión del conocimiento. El uso de tecnologías como herramientas de apoyo en el proceso de enseñanza y aprendizaje requiere de este profesional el domínio de nuevas habilidades. Este domínio agregado a los equipos adecuados y objetivos bien definidos por el Proyecto Político Pedagogico de las escuelas hacen con que haya coherência entre la teoría y la práctica. Esta investigación pretende desarrollar un estudio sobre el uso de las TIC en las escuelas, para eso se pretende desarrollar una análisis, desde su concepción, hasta la formación de docentes, hasta la observación de cómo se aplican las tecnologías en los ambientes de las escuelas de la ciudad de Itaqui-RS. Apartir de los datos recogidos en la Secretaría de Educación Municipal y en las escuelas municipales se realizará el análisis de los datos. Al final de la pesquisa fue apurado que en la ciudad de Itaqui la utilización de las tecnologías como herramientas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la enseñanza fundamental viene ocurriendo de forma precaria, de una vez que el profesor no posee conocimiento que favorezca el uso de tecnología en su clase.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectRecursospor
dc.subjectTecnologíasspa
dc.titleUm estudo sobre a utilização das tecnologias como ferramenta de apoio ao processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Itaqui - RSpor
dc.title.alternativeUn estudio sobre la utilización de las tecnologías, como herramientas de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje, en la enseñanza fundamental de la ciudad de Itaqui - RSspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO professor é um mediador na aquisição do conhecimento. A utilização das tecnologias como ferramentas de apoio no processo ensino e aprendizagem exige deste profissional o domínio de novas habilidades.Este domínio agregado a equipamentos adequados e objetivos bem definidos pelos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas fazem com que haja coerência entre a teoria e a prática.Esta pesquisa visa desenvolver um estudo sobre o uso das TIC nas escolas, para isto pretende-se desenvolver uma análise, desde a sua concepção, com a formação dos professores, até a observação de como as tecnologias são aplicadas nos ambientes escolares da cidade de Itaqui-RS. A partir dos dados coletados na Secretaria de Educação do Município e nas escolas municipais será realizada a análise dos dados. Ao final da pesquisa foi apurado que na cidade de Itaqui a utilização das tecnologias como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem no ensino fundamental vem ocorrendo de forma precária, de uma vez que o professor não possui conhecimento que favoreça o uso da tecnologia em suas salas de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto