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dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.creatorDillenburg, Andreia Ines
dc.date.accessioned2017-11-17T11:35:24Z
dc.date.available2017-11-17T11:35:24Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12044
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe current investigation aimed to understand if tutors and professors who act in the Distance Learning (DL) feel prepared to proportionate the accessibility of academic students with disabilities. In the contemporary context, the DL has assumed new challenges such as the educational inclusion of academic students with disabilities in the distance courses. From students’ accessing, has emerged questions about the operationalization of this process and if the tutors and the professors feel themselves prepared for this new reality. By the data collection method, it aimed to understand if there is relevance to the implementation of a support service to the working group. Likewise, it intended to verify demands and intervention possibilities along with the working team. In the end of the data analysis, it was possible to map the demands and the interests of the working group. This research is characterized as a qualitative study, as a case study. For the data collection, the participants were invested by e-mail to answer an on-line survey available on Google Docs. From the answers and the data analysis, it has been understood that the majority perceives the complexity of this process and signalize the importance of a continuing education about the subject. The research allowed mapping the demands and the interests of the team group, a material that will be the base of a future performance of formation with the group.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectTecnologias assistidaspor
dc.subjectAcessibilidade na educaçãopor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectAccessibility in the educationeng
dc.titleTICs e acessibilidade na EaD: investigativa com tutores e docentespor
dc.title.alternativeICT’s and accessibility in the distance learning: investigation with tutors and studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente investigativa buscou compreender se tutores e professores que atuam na Educação a Distância-EAD sentem-se preparados para proporcionar a acessibilidade de acadêmicos com deficiência. Na atual conjuntura a EAD tem assumido novos desafios como a inclusão educacional de acadêmicos com deficiência nos cursos a distância. Com o acesso destes estudantes surgem indagações sobre a operacionalização deste processo e se os tutores e professores sentem-se preparados para esta nova realidade. Objetivou por meio da coleta de dados compreender se há relevância na implementação de um serviço de apoio à equipe de trabalho. Do mesmo modo buscou verificar demandas e possibilidades de intervenção junto ao grupo de trabalho. Ao final da análise dos dados foi possível mapear as demandas e interesses do grupo de trabalho. Esta pesquisa é caracterizada como uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso. Para a coleta de dados os participantes foram convidados via e-mail a responder um questionário on-line disponibilizado na plataforma Googledocs. Partindo-se das respostas e análise dos dados compreende-se que a maioria entende a complexidade deste processo e sinaliza a importância de uma formação continuada sobre o tema. A pesquisa permitiu mapear as demandas e interesses do grupo de trabalho, material este que servirá de base à realização de uma futura formação com o grupo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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