Contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotski para a educação especial: análise do GT 15 da ANPEd
Abstract
Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso
de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade
Federal de Santa Maria. A dissertação pretendeu contribuir para as discussões que
vem se desenvolvendo na área da Educação Especial, particularmente em relação
às contribuições da Teoria Histórico-Cultural para este campo, esta pesquisa
objetiva analisar de que forma o referencial teórico de Vigotski está sendo
apropriado pelos pesquisadores participantes do GT 15 Educação Especial da
ANPEd e tem como objetivos específicos identificar as principais obras de Vigotski
utilizadas nas pesquisas e mapear as temáticas prevalentes nos trabalhos
apresentados no GT 15, em um período compreendido entre 1996 à 2013. A
dissertação constituiu-se metodologicamente em um estudo de forma
bibliográfica,de método misto, qualitativo-quantitativo. Para abrigar a demanda da
definição e organização do material, das hipóteses e objetivos da
pesquisabuscamos especificamente os trabalhos completos publicados nos anais do
GT 15 Educação Especial da ANPEd, os quais baseavam-se na Teoria Histórico-
Cultural de Lev SemionovichVigotski, para tanto recorremos ao CD ROM
denominado HISTÓRICO MEMÓRIAS DA ANPED: 30 ANOS (1996-1999) e para os
anos de 2000 a 2013 pesquisamos no site da ANPEd. Foram selecionados 46
trabalhos completos que versavam sobre os estudos desenvolvidos por Vigotski.
Para interpretação dos resultados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de
Bardin, estabelecendo-se cinco categorias de análise, as quais são:
Desenvolvimento e Aprendizagem; Pensamento e Linguagem; Brincadeira;
Interação e por fim, Consciência e Vontade.As pesquisas embasadas no arcabouço
vigotskiano ainda parecem acontecer de forma tímida no GT 15 Educação Especial
da ANPEd contendo em média três trabalhos por ano, o que demonstra, até então,
pouco interesse pelos pesquisadores deste GT pela base teórica Histórico-Cultural.
Entretanto as contribuições das pesquisas selecionadas são valorosas para novos
estudos na área.
Collections
The following license files are associated with this item: