O ensino de sociologia permeado pelas TICS: mapeando objetos educacionais digitais
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a presença de objetos educacionais digitais (OE) relativos à
disciplina de Sociologia em repositórios educacionais abertos como a Rede Internacional Virtual de
Educação (RIVED), Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
Neste sentido, busca elencar as categorias de OE disponíveis através dos tipos de mídias que os
compõem e a temática de cunho sociológico abordada em cada um deles. A análise se dá de forma a
observar como os OE presentes nos repositórios abertos contemplam os eixos de ensinoaprendizagem
apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) com enfoque em
Ciências Humanas/Sociologia para o Ensino Médio. A investigação que ora se apresenta possui
abordagem quantitativa e natureza exploratória, visto que constitui uma pesquisa de levantamento.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: