Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorBotezini, Natana Alvina
dc.date.accessioned2017-12-27T14:48:43Z
dc.date.available2017-12-27T14:48:43Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12194
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the presence of digital Educational Objects (EO) related to the Sociology discipline in open educational repositories such as the International Virtual Education Network (RIVED), Teacher Portal and International Bank of Educational Objects (BIOE). In this sense, this study intend to list the EO categories available through the types of media that compose them and the sociological theme addressed in each of them. The analysis is based on observation how the EOs present in the open repositories contemplate the teaching-learning axes presented by the National Curricular Parameters (NCP) with a focus on Human Sciences/Sociology for High School. The research presented here has a quantitative approach and an exploratory nature, since it is a survey.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de sociologia para o ensino médiopor
dc.subjectObjetos educacionais virtuaispor
dc.subjectRepositórios digitaispor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.titleO ensino de sociologia permeado pelas TICS: mapeando objetos educacionais digitaispor
dc.title.alternativeThe teaching of sociology permeated by TICS: mapping digital educational objectseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar a presença de objetos educacionais digitais (OE) relativos à disciplina de Sociologia em repositórios educacionais abertos como a Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED), Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Neste sentido, busca elencar as categorias de OE disponíveis através dos tipos de mídias que os compõem e a temática de cunho sociológico abordada em cada um deles. A análise se dá de forma a observar como os OE presentes nos repositórios abertos contemplam os eixos de ensinoaprendizagem apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) com enfoque em Ciências Humanas/Sociologia para o Ensino Médio. A investigação que ora se apresenta possui abordagem quantitativa e natureza exploratória, visto que constitui uma pesquisa de levantamento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto