dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Botezini, Natana Alvina | |
dc.date.accessioned | 2017-12-27T14:48:43Z | |
dc.date.available | 2017-12-27T14:48:43Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12194 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the presence of digital Educational Objects (EO) related to the Sociology
discipline in open educational repositories such as the International Virtual Education Network
(RIVED), Teacher Portal and International Bank of Educational Objects (BIOE). In this sense, this
study intend to list the EO categories available through the types of media that compose them and the
sociological theme addressed in each of them. The analysis is based on observation how the EOs
present in the open repositories contemplate the teaching-learning axes presented by the National
Curricular Parameters (NCP) with a focus on Human Sciences/Sociology for High School. The
research presented here has a quantitative approach and an exploratory nature, since it is a survey. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de sociologia para o ensino médio | por |
dc.subject | Objetos educacionais virtuais | por |
dc.subject | Repositórios digitais | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.title | O ensino de sociologia permeado pelas TICS: mapeando objetos educacionais digitais | por |
dc.title.alternative | The teaching of sociology permeated by TICS: mapping digital educational objects | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo analisar a presença de objetos educacionais digitais (OE) relativos à
disciplina de Sociologia em repositórios educacionais abertos como a Rede Internacional Virtual de
Educação (RIVED), Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).
Neste sentido, busca elencar as categorias de OE disponíveis através dos tipos de mídias que os
compõem e a temática de cunho sociológico abordada em cada um deles. A análise se dá de forma a
observar como os OE presentes nos repositórios abertos contemplam os eixos de ensinoaprendizagem
apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) com enfoque em
Ciências Humanas/Sociologia para o Ensino Médio. A investigação que ora se apresenta possui
abordagem quantitativa e natureza exploratória, visto que constitui uma pesquisa de levantamento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |