Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarchet, Catherine de Lima
dc.creatorMartins, Silvana dos Santos
dc.date.accessioned2018-01-15T13:33:41Z
dc.date.available2018-01-15T13:33:41Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12246
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present study aims to contribute to the improvement of the quality of education of students with and without NEE, through the use of media in a public high school, proposing the use of such technologies to stimulate learning and interest Of the students in the teaching of biological sciences. To do so, we performed activities that were divided into two stages, the first of which was through the application of practical classes using the media and TICs (optical microscope with camera and television) with the group of 1st of high school. The second stage occurred through the application of a questionnaire to such students, and this one was used with the objective of capturing the opinion of students regarding the topic addressed. It was observed in the teaching and learning process that students fully agree that information technologies help and complement the traditional classes and techniques used in the classroom. Therefore, it can be concluded that such technologies can be used as a facilitator in the process of knowledge construction for both students with NEE and those without NEE, since there was a greater participation and commitment of the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.titleAplicação de mídias para o ensino de ciências biológicas com alunos com e sem necessidades educacionais especiaispor
dc.title.alternativeApplication of media for the education of biological sciences with students with and without special educational needseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação de alunos com e sem NEE, por meio da utilização de mídias em uma escola pública de ensino médio, propondo a utilização de tais tecnologias para estimular a aprendizagem e o interesse dos educandos no ensino de ciências biológicas. Para tanto realizou-se atividades que foram divididas em duas etapas, sendo que a primeira se deu por meio da aplicação de aulas práticas com a utilização de mídias e TICs (microscópio óptico com câmera e televisor) com o grupo de alunos do primeiro ano ensino médio. A segunda etapa, ocorreu por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, sendo que este foi utilizado com o objetivo de capturar a opinião de alunos a respeito do tema abordado. Observou-se quanto ao processo de ensino e aprendizagem, que os alunos concordam totalmente que as tecnologias de informação auxiliam e complementam as aulas e técnicas tradicionais utilizadas em sala de aula. Portanto, conclui-se que, tais tecnologias podem ser utilizadas como recurso facilitador no processo de construção de conhecimento tanto para alunos com NEE, como para os sem NEE, uma vez que se observou maior participação e empenho dos alunos como um todo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto