Mídias como ferramenta de visibilidade étnica: a difícil tarefa de reconhecimento e pertença de grupos afro-brasileiros no município de São Borja
Resumen
Este artigo discute como as mídias utilizadas na educação podem contribuir para o reconhecimento
da pertença na cultura afro-brasileira no município de São Borja no interior do Rio Grande do Sul,
município e estado que ainda se veem muito ligados a origens européias. Este estudo partiu das
atividades realizadas no espaço institucionalizado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas.
A finalidade é apresentar as mídias como alternativa de visibilidade da cultura negra local,
reconhecendo as importantes contribuições para São Borja. Entre as ações um curso para
professores da rede municipal e um grupo de estudos para discentes do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha abriu espaço para dar visibilidade das tradições,
heranças e legados da população afro-brasileira local. Ação e divulgação são aspectos fundamentais
para adentrar nos espaços sociais, culturais e históricos de São Borja. As mídias na educação
oferecem uma diversidade de formas de visibilidade possibilitando, assim, a valorização da cultura
afro.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
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