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dc.contributor.advisorChicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro
dc.creatorPimentel, Haíssa Santos Martins
dc.date.accessioned2018-01-16T14:31:04Z
dc.date.available2018-01-16T14:31:04Z
dc.date.issued2017-10-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12255
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe use of Information and Communication (TICs), in the curricular component Art becomes an important facilitator resource in the teaching-learning process. ICTs are resources that enable the promotion of student autonomy and digital literacy through motivating and instigating situations, favoring the construction of knowledge and the development of skills and competences, allowing the mediation and exchange of knowledge between teacher and student. This research aims to address reflections and concepts about the use of ICT in the school environment, more precisely in the teaching of Art, having as problematic the necessity of the elaboration and adequacy of the teaching strategies in this discipline. The theme of this study is the analysis of the use of ICT in the teaching of art in the Panambi Municipal Network, using to establish relationships with data analysis field researched conducted with art educators of this municipality. Considering the existence of some difficulties in the appropriation and use of the means and languages that integrate ICTs in the classroom, it is fundamental that they be included in the pedagogical practice. Since they play an important role in the formation of subjects to enrich knowledge, expand possibilities of cognitive and aesthetic experiences and make them responsible for building their own cultural baggage. Therefore, it is fundamental that the problematization of learning occurs, transforming information into knowledge and critical awareness, through more attractive and meaningful classes with the use of technologies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtespor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO uso do blog como TIC no ensino da arte da rede municipal de Panambipor
dc.title.alternativeThe use of blog as ICT in teaching art of the municipal network of Panambieng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.resumoO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no componente curricular Arte torna-se importante recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem. As TICs constituem recursos que possibilitam a promoção da autonomia e letramento digital do aluno por meio de situações motivadoras e instigadoras, favorecendo a construção do saber e o desenvolvimento de habilidades e competências, oportunizando a mediação e troca de saberes entre professor e aluno. Esta pesquisa visa abordar reflexões e conceitos acerca da utilização das TICs no ambiente escolar, mais precisamente no ensino da Arte, tendo como problemática a necessidade da reelaboração e adequação das estratégias docentes nessa disciplina. Tem-se então como tema, a análise da utilização das TICs no ensino da Arte na Rede Municipal de Panambi, usando para estabelecer relações com a análise de dados a pesquisa de campo realizada com educadoras de arte deste município. Considerando a existência de algumas dificuldades na apropriação e uso dos meios e linguagens que integram as TICs em sala de aula, é fundamental que sejam incluídas na prática pedagógica, já que desempenham um papel importante na formação dos sujeitos ao enriquecer saberes, ampliar possibilidades de experiências cognitivas e estéticas e torna-los responsáveis pela construção da sua própria bagagem cultural. Portanto, é fundamental que ocorra a problematização da aprendizagem, transformando informações em conhecimento e consciência crítica, através de aulas mais atrativas e significativas com o uso das tecnologias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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