dc.contributor.advisor | Silva, Luís Alvaro de Lima | |
dc.creator | Moraes, Edilene Regina Florence de | |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T11:22:56Z | |
dc.date.available | 2018-01-17T11:22:56Z | |
dc.date.issued | 2017-10-21 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12257 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | Storytelling is an essential tool in early childhood education. Among other reasons, stories displayed in
classroom have the power to delight young children. They present scenarios, characters and
narratives that take the attention of these children. Thus, the insertion of media during storytelling
seeks to make this activity more attractive, aiming to approach in the classroom artifacts of the daily
life of these children. In this context, the objective of this work is to investigate the understanding of the
involvement of children in early childhood education during the insertion of sound, print and
audiovisual medias at the time of the storytelling "The Three Little Pigs". These media were planned in
separate classes, where the way they influenced the development process of young children was
observed. The subjects of this research were the students of a nursery class level II, made of nine
students aged of two and three years-old, of a municipal children’s education school in Cachoeira do
Sul-RS. From the work carried out, it was verified how important is the insertion of the media in the
storytelling, as well as the influences in the development of the children's learning and their
contributions to the everyday life of the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Special educational needs | eng |
dc.subject | Educational games | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | Impacto das mídias: auditiva, impressa e audiovisual na contação de histórias para crianças pequenas | por |
dc.title.alternative | Impact of media: hearing, printing and audiovisual in storing children for small children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A contação de histórias é uma ferramenta essencial na Educação Infantil. Entre outros motivos, as
histórias exibidas em sala de aula têm a capacidade de encantar as crianças pequenas. As mesmas
apresentam cenários, personagens e narrativas que tomam a atenção destas crianças. Sendo assim,
a inserção de mídias durante a contação de histórias busca tornar esta atividade mais atrativa,
visando abranger na sala de aula artefatos do cotidiano destas crianças. Neste contexto, o objetivo
deste trabalho é investigar a compreensão sobre o envolvimento das crianças da educação infantil
durante a inserção das mídias sonora, impressa e audiovisual no momento da contação da história
infantil “Os Três Porquinhos”. Essas mídias foram planejadas em aulas separadas, onde se observou
a maneira que elas influenciaram no processo de desenvolvimento de crianças pequenas. Os sujeitos
desta pesquisa foram os alunos de uma turma do Berçário nível II, constituída de nove alunos com
idades de dois e três anos de idade de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino
na cidade de Cachoeira do Sul-RS. A partir do trabalho realizado, verificou-se o quão importante é a
inserção das mídias na contação de histórias, bem como influências no desenvolvimento do
aprendizado das crianças e suas contribuições para o cotidiano da sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |