Ecologia sonora e os recursos audiovisuais: trabalhando o corpo, sons, movimentos, desenvolvimento motor e expressão corporal de alunos no berçário II do município de Santiago
Resumen
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos relativos à teoria da ecologia sonora e o uso de recursos
audiovisuais, no que tange ao trabalho de reconhecimento do corpo, visualização e produção de sons e
movimentos, desenvolvimento motor e expressão corporal através do uso das mídias rádio e TV e vídeo com
alunos no berçário II de uma escola municipal da cidade de Santiago do Rio Grande do Sul. Assim, buscou-se
referencial teórico que sustentassem o uso pedagógico a fim de proporcionar atividades desafiadoras de audição,
visualização e produção de recursos sonoros e audiovisuais, ao mesmo tempo em que possibilitassem a
percepção e o reconhecimento do corpo por parte dos bebês, desenvolvendo a expressão motora e cognitiva dos
mesmos. A pesquisa realizada buscou investigar de que forma o uso das mídias audiovisuais podem contribuir na
construção de conhecimentos e no desenvolvimento de bebês de uma turma de berçário II. O objetivo deste
trabalho consistiu em analisar através do brincar, as mudanças no dia a dia causadas pelo uso das mídias sonoras
e audiovisuais no processo de desenvolvimento de ensino aprendizagem dessas crianças. A metodologia
utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denominada de qualitativa de caráter
exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito à importância que os variados sons e as mídias
audiovisuais de qualidade proporcionam aos alunos de Berçário II, quando estes são desafiados e tem a
intervenção do professor quanto ao uso destes recursos, no que diz respeito ao desenvolvimento motor, cognitivo e linguístico.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
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