Ferramentas midiáticas utilizadas pelos docentes em escolas de Santa Maria
Abstract
Este trabalho considera, inicialmente, a importância das Ferramentas Metodológicas Midiáticas
utilizadas pelos professores em sala de aula, como forma de ampliar as discussões no contexto
escolar. Insere-se no estudo pesquisas sobre ferramentas metodológicas utilizadas, com base
na atuação dos professores e utilização nas práticas escolares. Neste trabalho são analisados
artigos e realizados pesquisa com 10 professores atuantes em duas escolas, e em diferentes
contextos educacionais e com tecnologias midiáticas em Santa Maria. O objetivo foi verificar
quais as ferramentas metodológicas sem mídias da educação estão sendo utilizadas pelos
professores como ferramentas de trabalho e, também, identificar a integração da comunicação
dos alunos e professores pelas mídias tecnológicas. Os resultados obtidos demonstram que,
mesmo com as dificuldades financeiras reladas em algumas entrevistas, ocorrem atributos
positivos na utilização destas ferramentas, na formação tecnológica dos professores, mediação
entre o saber e as novas formas de tecnologias. Portanto, é necessário que a escola amplie o
trabalho metodológico coletivo, integrando todos os alunos, professores e os demais
profissionais, que atuam na escola, com as inovações tecnológicas e que venham beneficiar os
estudantes como sujeitos-atores, principalmente, em uma nova proposta de processo da
humanização escolar.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: