Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Adriana Soares
dc.creatorGazola, Lurdes de Fátima
dc.date.accessioned2018-01-19T10:45:35Z
dc.date.available2018-01-19T10:45:35Z
dc.date.issued2017-10-27
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12284
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractOf course, the act of literacy is not restricted to the codification and decoding of signals, but to the mechanization of these skills. It refers above all to the learning of reading, writing and other language skills. Recognizing the importance of this process (literacy) and considering that, in the present time, technologies have generated new forms of organization and discourse production, the present work analyzes the difficulties, advances and challenges of the literacy process in digital contexts, with Based on a field research carried out with Literacy Teachers of the 20th Coordination. The theoretical reference of the work reconciles the assumptions of Ferreiro, Frade, Lévy, Tfouni and others on reading, writing and literacy, searching for hooks with the Digital Age of Palfrey. Through an explanatory methodology with a qualitative approach, the article presents a discussion about current literacy practices and argues that, despite some difficulties faced in the school context, digital technologies can play an important role in the learning process of writing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectCrianças digitaispor
dc.titleLetramento digital: a tecnologia como aliada nas classes de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeDigital lettering: the technology as allied in classes of literacyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEvidentemente, o ato de alfabetizar não se restringe à codificação e decodificação de sinais, tão pouco à mecanização dessas habilidades. Refere-se, sobretudo, à aprendizagem de habilidades para a leitura, escrita e outras práticas linguísticas. Reconhecendo a importância desse processo (a alfabetização) e considerando que, na contemporaneidade, as tecnologias têm gerado novas formas de organização e produção do discurso, o presente trabalho analisa as dificuldades, avanços e desafios do processo de alfabetização em contextos digitais, com base numa pesquisa de campo realizada com Professoras Alfabetizadoras da 20ºcoordenadoria. O referencial teórico do trabalho concilia os pressupostos de Ferreiro, Frade, Lévy, Tfouni e outros sobre leitura, escrita e alfabetização, buscando ganchos com a Era Digital de Palfrey. Por meio de uma metodologia explicativa, com abordagem qualitativa, o artigo apresenta uma discussão acerca das práticas hodiernas de alfabetização e argumenta que, apesar de algumas dificuldades enfrentadas no contexto escolar, as tecnologias digitais podem exercer um importante papel no processo de aprendizagem da escrita.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto