Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorBehr, Dileta Siqueira
dc.date.accessioned2016-01-20T13:57:31Z
dc.date.available2016-01-20T13:57:31Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1228
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe integration of media resources, inside the school context, is a practice increasingly present because of both the technological advances and the facility to access information, which arouse interest in teachers and students. In this way, the inclusion of videos and movies, in the classroom, is a tool that aims to sensitize and to awake students to certain themes and also to complement the study and to form ideas related to the reality. In this context, it has been investigated the perception of the use of videos by teachers of the final school years of the Marieta D’Ambrósio Elementary School in Santa Maria – RS, in their classes, in order to propose an awakening of reflection regarding the inclusion of this audio visual resource. Thus it has been applied a questionnaire to teachers of the final school years and then the collected data were systematized and analysed. It has been found that the biggest part of teachers searched have in mind the potential of the video as a media resource, even though they do not use it often, because to integrate this kind of tool it is necessary a longer time and a bigger interest from the teachers to plan its activities. That videos, in the educational context, develop learning, creativity, enable the organization of information so that the construction of knowledge could show a greater sense into the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.titleA integração do vídeo no processo ensino-aprendizagem : um estudo nos anos finais da Escola de Ensino Fundamental Marieta D' Ambrósio, Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumointegração dos recursos midiáticos, no contexto escolar, é uma prática cada vez mais presente em razão dos avanços tecnológicos e da facilidade ao acesso às informações, que despertam interesse tanto nos professores como nos alunos. Desse modo, a inclusão de vídeos e filmes, em sala de aula, é uma ferramenta que visa sensibilizar e despertar os alunos para determinados temas e, também para complementar o estudo e formar ideias a respeito da realidade. Nesse contexto, investigou-se a percepção do uso de vídeos pelos professores dos anos finais da Escola de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio da cidade de Santa Maria – RS em suas aulas, a fim de propor um despertar de reflexão referente à inclusão desse recurso áudio visual. Desse modo, aplicou-se um questionário aos professores dos anos finais e, após, foram sistematizados e analisados os dados coletados. Constatou-se que a maioria dos professores tem consciência sobre o potencial do vídeo como recurso didático, embora nem sempre o utilizem em suas aulas. Os vídeos, no âmbito educacional, desenvolvem a aprendizagem, a criatividade, possibilitam a organização das informações de maneira que a construção do conhecimento apresente maior sentido ao estudante.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples