Práticas escolares mediadas pela wiki do moodle: análise de aceitação e percepções dos estudantes
Abstract
O cenário atual da educação utiliza inúmeras ferramentas tecnológicas para mediar e agilizar processos de
ensino-aprendizagem. Uma destas ferramentas, que vem ganhando mais espaço a cada dia, são as
ferramentas de produção colaborativa. A ferramenta wiki, pertencente a plataforma Moodle, por exemplo,
proporciona aos estudantes dos cursos presenciais e não presenciais uma forma de produção colaborativa e
dinâmica. Porém, quando apresentada aos estudantes, esta ferramenta, como ocorre sempre que temos
contato com algo novo, provoca diferentes percepções. Esta dissertação tem como objetivo verificar
processos cognitivos referentes a utilização da wiki do Moodle e através do modelo de aceitação
tecnológica (Technology Acceptance Model-TAM 3) verificar a aceitação da mesma pelos estudantes e
egressos. Assim como, elencar os fatores que podem gerar falta de motivação e falta de participação nas
atividades propostas e, desta forma auxiliar no planejamento de atividades de estudos mais eficazes em
Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem e que mobilizem os estudantes a participarem de forma mais
ativa. A pesquisa foi realizada com uma turma do Programa Especial de Graduação (PEG) Formação de
Professores para a Educação Profissional da UFSM, além de um grupo de alunos egressos do PEG. A
escolha dos participantes foi motivada pelo fato de acreditarmos ser importante conhecer as percepções, a
aceitação, e consequente motivação, de futuros professores em utilizar a wiki do Moodle. Os resultados
obtidos no questionário adaptado TAM 3 mostram que o nível da média de aceitação dos participantes da
pesquisa é considerado como Moderado Alto. As percepções dos mesmos acerca da ferramenta Wiki
elencaram dados que confirmam e validam a aplicação do questionário, além de elucidarem os objetivos da
pesquisa.
Collections
The following license files are associated with this item: