dc.contributor.advisor | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.creator | Baldez, Maria Leidemar Faria | |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T13:58:54Z | |
dc.date.available | 2018-02-05T13:58:54Z | |
dc.date.issued | 2017-10-20 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12338 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present paper aims to analyze the importance of introducing a computational tool - Google Classrrom - on
the teaching process of Portuguese Language in João Pedro Nunes High School, at São Gabriel / RS. The pros
and cons of this technology's implementation in the development of activities related to the course have been
analyzed, as well as the students' acceptance in this new way of acquiring knowledge about the Portuguese
Language. By the end of this paper the features of the Google Classroom, which is a part of the G Suite for
Education platform. The study was carried out, first, through an exploratory research aimed at providing greater
familiarity with the features of the Google Classroom application, since this application is still little known, and
not much explored by the teachers in public schools of the city. After getting to know the possible potentialities
of the Google Classroom educational tool, a virtual classroom for the Portuguese Language course was created.
The target audience was a 2nd grade class at the João Pedro Nunes High School, with 26 students between the
ages of 15 and 18. At the moment the descriptive research was used, since the experience with the
implementation of the application was reported: the acceptance or not by the students, possible difficulties in
accessing the Internet, student / student interaction or teacher / student, etc. The results have shown that the
greatest challenge of the teacher is to involve the students in the activities and that it is not enough to only
implement the available technologies, it is necessary to carry out consistent pedagogical projects, with an
objective and effective methodology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Plataforma digital | por |
dc.subject | Google classroom | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Digital platform | eng |
dc.title | A importância do google classroom na disciplina de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes | por |
dc.title.alternative | The importance of google classroom in language discipline Portuguese in Middle School João Pedro Nunes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo norteador Analisar a importância do Google Classrrom para auxiliar na disciplina
de Língua Portuguesa no ensino médio da Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes, na cidade de São Gabriel /
RS. Foram analisados os prós e contras da implantação do uso desta tecnologia digital para o desenvolvimento
de atividades relacionadas à disciplina, assim como a aceitação dos alunos em relação a esta nova forma de
adquirir conhecimento sobre a Língua Portuguesa, tendo seu estudo maximizado e direcionado através da
ferramenta. Ao final deste trabalho também serão conhecidas as funcionalidades Da ferramenta Google
Classroom, integrante da plataforma G Suite for Education, que está sendo inserido no contexto escolar dos
alunos. O estudo foi realizado, primeiramente, através de pesquisa exploratória visando proporcionar maior
familiaridade com as características da ferramenta Gloogle Classroom, visto que esta ferramenta ainda é pouco
conhecido, pouco explorado pelos professores nas escolas públicas da cidade. Após o conhecimento do
funcionamento e possíveis potencialidades da ferramenta educacional Google Classroom, foi criada uma sala de
aula virtual para a disciplina de Língua Portuguesa. O publico alvo foi uma turma de 2° ano (ensino médio –
turno tarde) da Escola de Ensino Médio João Pedro Nunes, composta por 26 alunos entre 15 e 18 anos. Neste
momento foi utilizada a pesquisa descritiva, pois foi relatada a experiência com a implantação do aplicativo: a
aceitação ou não por parte dos alunos, possíveis dificuldades em acessar a Internet, interação aluno/aluno ou
professor/aluno, etc. Os resultados mostram que o maior desafio do professor é envolver os alunos nas atividades
e que não basta apenas implantar as tecnologias disponíveis, é preciso realizar projetos pedagógicos consistentes,
com uma metodologia objetiva e eficaz. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |