dc.contributor.advisor | Viana, Luciana Erina Palma | |
dc.creator | Weber, Karine | |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T14:14:52Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T14:14:52Z | |
dc.date.issued | 2017-12-19 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12362 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | Corporeality is a theme that originates from Philosophy. It has been providing,for a long time, reflections
and studies on the field of Physical Education, being present at all levels and stages of education, as well
as in the entire school environment. Santin (2014), inspired by the studies of Merleau-Ponty, states that
Corporeality comprehends the human being in its totality, reaching all areas of knowledge, especially
when linked toa body interpretation that considers the human being integrally in all aspects of
development. This research approaches the subject of Corporeality in the daily routine of Physical
Education in schools. This work aimed at verifying how Corporeality has been understood in Physical
Education classes taught by early years teachers. The subjects taught the first to the third year of
Elementary School in two state schools in the city of Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brazil). This
research is qualitative and was carried out based on a field survey. A questionnaire was used as a data
collection instrument. Participating subjects are teachers of the state education network in Santa Maria
(Rio Grande do Sul, Brazil). The results of the research highlight that the conception of Corporeality
becomes important for Pedagogy and for Physical Education, since it provides a sense of understanding of
the children involved and of their development process in all aspects. Accordingly, the results provide this understanding also in pedagogical practices,putting corporeality in vogue inside and outside the classroom
as a possibility for potentializing the appropriation of knowledge, thus, considering the body as whole, and
taking under consideration that the physical and intellectual aspects are developed simultaneously. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Corporeidade | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Corporeality | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | A corporeidade no contexto das aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Corporeality in Physical Education classes in the initial years of elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A Corporeidade é uma temática advinda da Filosofiaque, há muito tempo, vem proporcionando reflexões
e estudos no campo da Educação Física e se faz presente em todos os níveis e etapas de educação, bem
como em todo o ambiente escolar. Santin (2014), inspirado nos estudos de Merleau-Ponty, afirma que a
Corporeidade compreende o ser humano em sua totalidade, perpassando todas as áreas do conhecimento,
principalmente quando atrelado à interpretação de Corpo que considera o ser humano integralmente, em
todos os seus aspectos de desenvolvimento. Esta pesquisa aborda a temática da Corporeidade no cotidiano
da Educação Física Escolar. Pretendeu-se verificar como a Corporeidade vem sendo compreendida nas
aulas de Educação Física ministrada por Professores dos Anos Iniciais, do primeiro ao terceiro ano do
Ensino Fundamental, de duas escolas estaduais da cidade de Santa Maria/RS. Esta pesquisa é de cunho
qualitativo e realizou-se a partir de uma pesquisa de campo, utilizandoum questionário como instrumento
de coleta de dados. Os sujeitos participantes são professores da rede estadual de ensino de Santa
Maria/RS. Os resultados da pesquisa destacam que a concepção de Corporeidade torna-se importante para
a Pedagogia e para a Educação Física, no sentido de compreender a criança envolvida no seu processo de
desenvolvimento em todos os seus aspectos, proporcionando este se-movimentar também nas práticas
pedagógicas, colocando a Corporeidade em voga dentro e fora da sala como possibilidade de potencializar
a apropriação do conhecimento, considerando o corpo de forma integral e compreendendo que os aspectos
físicos e intelectuais se desenvolvem simultaneamente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |