dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Hübscher, Dagma | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T13:51:23Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T13:51:23Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12398 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | This work aims to study the case of a student with cognitive deficit and her
knowledge construction with the use of Information and Communication
Technologies applied to Education and its multiple possibilities while facilitators
in the learning process. The student is included in the regular school and also in
the Specialized Educational Services, in the multifunctional resource room,
where this work occurs. The pedagogical practice is based on the Theory of
Multiple Intelligences, developed by Howard Gardner, who presents us the
human cognition as plural, with several distinct skills to the resolution of
problems and creation of products. Therefore, the various tools proposed by the
computer and internet come to favor the skills of the human cognition. This work is also based on Henri Wallon and Rubem Alves, these authors show us
the importance of the desire in the learning process. It has been worked with
the ICT, through a research project, satisfying the desire of the student as in the
way as in the content that has been developed. Lastly, it is analyzed the results
of the work relating them with the Multiple intelligences, reporting the advances
achieved with the use of the ICT. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Inteligências múltiplas | por |
dc.subject | Desejo no aprender | por |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.subject | Multiple intelligences | eng |
dc.subject | Desire of learning | eng |
dc.title | Tecnologias da informação e da comunicação e o atendimento educacional especializado: um estudo de caso considerando a deficiência cognitiva e suas implicações | por |
dc.title.alternative | Information and communication technologies and the specialized educational services: a case study considering the cognitive disability and its implications | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva analisar um estudo de caso de uma aluna com
déficit cognitivo e sua construção de conhecimentos com uso de Tecnologias
da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação e suas múltiplas
possibilidades enquanto facilitadoras nos processos de aprendizagem. A aluna
é incluída na escola regular e também no Atendimento Educacional
Especializado, na Sala de Recursos Multifuncional, onde acontece o presente
trabalho. Fundamenta-se a prática pedagógica na Teoria das Inteligências
Múltiplas, de Howard Gardner, que nos apresenta a cognição humana como
sendo plural, com diversas competências distintas para resolução de
problemas e criação de produtos. Portanto, as diversas ferramentas propostas
pelo computador e Internet vêm favorecer as diferentes competências da
cognição humana. Este trabalho também é baseado em Henri Wallon e Rubem
Alves, autores que nos mostram a importância do desejo no processo de
aprendizagem. Trabalhamos com as TIC, por meio de um projeto de pesquisa,
satisfazendo o desejo da aluna tanto no modo como no conteúdo que foi
desenvolvido. Por fim, analisam-se os resultados do trabalho relacionando-os
com as Inteligências Múltiplas, relatando avanços alcançados com o uso das
TIC. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |