dc.contributor.advisor | Oliveira, Rafael Santos de | |
dc.creator | Reisner, Marisa Andrioli | |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T10:52:10Z | |
dc.date.available | 2018-02-14T10:52:10Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12402 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research presents a case study, which is part of the final paper developed for the Specialization Course in Information Technology and Applied Communication to Education, EAD in the UAB system, by the Federal University of Santa Maria, RS , during the year of 2014. The survey was developed between the months of March and May, 2014, using a qualitative methodology, carried through experience reports and structured interviews with teachers, tutors and students. The data collection took place at Três de Maio branch campus, and via e-mail. The overall objective of this research was to analyze the importance of virtual environments in teaching through distance education as a space for learning, in teraction, and affectivity. Specifically, this study aimed to: (a) Show the possibilities for learning that occur by the interaction between teachers and students through the information and communication technologies; (b) Reduce the distance among teachers, tutors and students by searching for a more interactive learning among ali the subjects involved in this process; (c) Demonstrate that affectivity is a key element for the promotion of students' learning, who study by means of Information and Communication technologies . As a result of this in vestiga tion, it could be noticed that the elements mentioned above are relevant for a significant learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagens | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Afetividade na EaD | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | Affectivity EaD | eng |
dc.title | Educação à distância: um ambiente de aprendizagens, interação e afetividade | por |
dc.title.alternative | Distance education: an environment of learning, interaction, and a ffec tivity | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa que segue apresenta um estudo de caso e faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, durante o ano de 2014. A pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2014, utilizando a metodologia qualitativa, através do relato de experiência e entrevista estruturada com professores, tutores e alunos. A coleta de dados aconteceu no Polo de Três de Maio e via e¬mail. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância dos ambientes virtuais, no ensino de educação a distância como um espaço de aprendizagens, interação e afetividade. Especificamente, objetivou-se: (a) Mostrar as possibilidades de aprendizagens que acontecem com a interação entre professores e alunos através das tecnologias de informação e comunicação; (b) Diminuir a distância entre professores, tutores e alunos na busca de uma aprendizagem mais interativa entre todos os envolvidos; (c) Demonstrar que a afetividade é um elemento essencial para que aconteçam as aprendizagens dos alunos que estudam através das tecnologias da Informação e Comunicação. Através dos resultados da pesquisa percebe-se que estes elementos têm relevância para uma aprendizagem significativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |