Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Mara Rubia Alves da
dc.creatorFernandes, Luana Correa
dc.date.accessioned2018-02-19T12:17:56Z
dc.date.available2018-02-19T12:17:56Z
dc.date.issued2016-03-28
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12461
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand how the Physical Education and the Project contribute and / or influence the construction of identity of students with physical disabilities. This study was characterized by being a descriptive qualitative research in the form of case study. The instrument for data collection was a questionnaire with open questions that were directed to the following topics: a) self-awareness and recognition of the handicapped condition before the current society; and, b) perspectives on the experiences in Physical Education and a artistic and educational Project. The interpretation of the data was from the triangulation method. Participated in the study a student of an Extension Project of the Federal University of Santa Maria, the Extremus, which also regularly attends school and Physical Education. From the analysis of the subject's answers we can conclude that it is imminent the need for discussion and reflection about the training of professionals involved in the promotion of the inclusion process. From the findings concerning the form of organization of a project, where everything that is done is thought social equality, we realized that the inclusion is closer to happen. Therefore, the organization and preparation of the individuals involved in the inclusive process is critical. Attitudinal change in any medium involving the educational system and social ties networks is required.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectArtistic and educational projecteng
dc.titleInclusão e formação da identidade do aluno com deficiênciapor
dc.title.alternativeInclusion and identity formation of students with disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi conhecer de que forma a Educação Física Escolar e um Projeto contribuem e/ou influenciam na construção da identidade de alunos com deficiência física. Este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa descritiva na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas, que se direcionaram para os seguintes temas: a) autoconhecimento e reconhecimento da condição de pessoa com deficiência diante da atual sociedade; e, b) perspectivas acerca das experiências na Educação Física Escolar e em um Projeto. A interpretação dos dados foi a partir do método de triangulação. Participou do estudo um aluno de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, o Extremus, que, também, frequenta regularmente a escola e a Educação Física Escolar. A partir da análise das respostas do sujeito podemos concluir que é iminente a necessidade de discussões e reflexões a cerca da formação dos profissionais envolvidos na promoção do processo de inclusão. A partir das constatações referentes à forma de organização de um Projeto, onde tudo o que é realizado é pensado na igualdade social, percebemos que a inclusão está mais perto de acontecer. Assim, a organização e a preparação dos indivíduos envolvidos no processo inclusivo é fundamental. É necessária a mudança atitudinal de todo o meio que envolve o sistema educacional e das redes de laços sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto