dc.contributor.advisor | Silva, Mara Rubia Alves da | |
dc.creator | Fernandes, Luana Correa | |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T12:17:56Z | |
dc.date.available | 2018-02-19T12:17:56Z | |
dc.date.issued | 2016-03-28 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12461 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study was to understand how the Physical Education and the Project contribute and / or influence the construction of identity of students with physical disabilities. This study was characterized by being a descriptive qualitative research in the form of case study. The instrument for data collection was a questionnaire with open questions that were directed to the following topics: a) self-awareness and recognition of the handicapped condition before the current society; and, b) perspectives on the experiences in Physical Education and a artistic and educational Project. The interpretation of the data was from the triangulation method. Participated in the study a student of an Extension Project of the Federal University of Santa Maria, the Extremus, which also regularly attends school and Physical Education. From the analysis of the subject's answers we can conclude that it is imminent the need for discussion and reflection about the training of professionals involved in the promotion of the inclusion process. From the findings concerning the form of organization of a project, where everything that is done is thought social equality, we realized that the inclusion is closer to happen. Therefore, the organization and preparation of the individuals involved in the inclusive process is critical. Attitudinal change in any medium involving the educational system and social ties networks is required. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Disability | eng |
dc.subject | Artistic and educational project | eng |
dc.title | Inclusão e formação da identidade do aluno com deficiência | por |
dc.title.alternative | Inclusion and identity formation of students with disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi conhecer de que forma a Educação Física Escolar e um Projeto contribuem e/ou influenciam na construção da identidade de alunos com deficiência física. Este estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa descritiva na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas, que se direcionaram para os seguintes temas: a) autoconhecimento e reconhecimento da condição de pessoa com deficiência diante da atual sociedade; e, b) perspectivas acerca das experiências na Educação Física Escolar e em um Projeto. A interpretação dos dados foi a partir do método de triangulação. Participou do estudo um aluno de um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, o Extremus, que, também, frequenta regularmente a escola e a Educação Física Escolar. A partir da análise das respostas do sujeito podemos concluir que é iminente a necessidade de discussões e reflexões a cerca da formação dos profissionais envolvidos na promoção do processo de inclusão. A partir das constatações referentes à forma de organização de um Projeto, onde tudo o que é realizado é pensado na igualdade social, percebemos que a inclusão está mais perto de acontecer. Assim, a organização e a preparação dos indivíduos envolvidos no processo inclusivo é fundamental. É necessária a mudança atitudinal de todo o meio que envolve o sistema educacional e das redes de laços sociais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |