Contribuição do objeto digital de aprendizagem "Futsal RIVED" no processo de ensino-aprendizagem de Educação Física
Resumen
Este trabalho tem o objetivo de avaliar a contribuição de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos na disciplina de Educação Física. A Metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com pesquisa-ação. O ODA usado foi o "Futsal RIVED" que apresenta uma proposta pedagógica para o ensino dos fundamentos do futsal. Realizou-se a interatividade e exploração do ODA individualmente e em grupo onde este foi analisado, discutido, explorado de acordo com os objetivos propostos pelo mesmo. Após os alunos responderam a um questionário que abordou questões referentes ao uso do ODA e sua contribuição na aprendizagem. Posteriormente os alunos tiveram aula prática do conteúdo na quadra de esporte. Com o uso deste ODA os alunos tiveram uma aprendizagem mais dinâmica mostrando mais motivação, entusiasmo e interesse tanto nas aulas teóricas quanto práticas possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo. Conclui-se que as tecnologias aplicadas na educação como recursos pedagógicos adquirem função de auxiliar, motivar e facilitar o processo ensino-aprendizagem trazendo novos olhares e maneiras diferentes de aprender.