dc.contributor.advisor | Vizzotto, Juliana Kaizer | |
dc.creator | Busin, Mariana Di Fiori | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T13:39:20Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T13:39:20Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1260 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Before you even know how to read and write children recognize letters, numbers and
other symbols through computer games. The school, to make literacy a significant step
for the student, uses dynamic teaching and learning. This article examines the digital
media used in the literacy process. A survey of quantitative and qualitative nature was
performed with literacy teachers in Santa Maria/RS. Data collection was conducted
from questionnaires consisting of open and closed questions, involving the following
topics: (i) teachers: working time, resources and tools offered, qualification criteria and
use of media (ii) to school: computer usage time per student, conditions for use of
media resources and (iii) students: socioeconomic status, preferences and reactions to
digital media front and (iv) the literacy process: easy and difficult. We conclude that
digital media literacy help in the process and can make learning dynamic and
innovative as a permanent process of knowledge construction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Digital | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.title | A influência da mídia digital no processo de aprendizagem nos dias atuais | por |
dc.title.alternative | The influence of digital media in the learning process today | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Antes mesmo de saber ler e escrever as crianças reconhecem letras, números e
outros símbolos através de jogos de computador. A escola, para tornar a fase de
alfabetização significativa para o estudante, recorre a dinâmicas e didáticas de ensino.
Esse artigo examina as mídias digitais utilizadas no processo de alfabetização. A
pesquisa de cunho qualitativa foi realizada com professoras alfabetizadoras, de
escolas públicas e privadas, do município de Santa Maria/RS. A coleta de dados foi
realizada a partir de formulários enviados pela Internet, com perguntas envolvendo os
seguintes tópicos: (i) aos professores: tempo de trabalho, recursos e ferramentas
oferecidas, capacitação e critérios de utilização das mídias (ii) à escola: tempo de
utilização de computador por aluno, condições de uso dos recursos mediáticos e (iii)
aos alunos: nível socioeconômico, reações e preferencias frente às mídias digitais e
(iv) ao processo de alfabetização: facilidades e dificuldades. Após coleta e análise dos
dados, pode-se concluir que as mídias digitais, para algumas professoras, auxiliam no
processo de alfabetização e podem tornar a aprendizagem dinâmica e inovadora como
um processo de permanente construção do conhecimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |