Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorKnoll, Graziela Frainer
dc.date.accessioned2018-03-07T13:00:53Z
dc.date.available2018-03-07T13:00:53Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12630
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis study, which has as its theme the instructional design applied to infographics in higher education, has the general objective of analyzing the application of principles of Instructional Design in infographics, from a study activity in the virtual learning environment of a face-to-face undergraduate course . Specific objectives are: to propose to the students the production of infographics as a study activity for the content approach; Describe infographics created in terms of classification and functionality; Reflect on the Instructional Design, specifically the use of infographics as a multimodal didactic resource. The research is qualitative and descriptive and, as categories of analysis, were used: the principles of Instructional Design, the types of graphs regarding the surface and the types of graphs as to the communicational functions. Eight infographics produced by students of a face-to-face course published in the virtual learning environment were analyzed. As a conclusion, in developing content and systematizing information through the production of a multimodal resource, learning is favored, since the student is not restricted to repetition practices of concepts. The production activity of a multimodal resource such as the infographic requires notions of visual planning and synthesis and representation skills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign instrucionalpor
dc.subjectInfográficopor
dc.subjectRecurso didático multimodalpor
dc.subjectInstructional designeng
dc.subjectInfographiceng
dc.subjectMultimodal didactic resourceeng
dc.titlePrincípios do design instrucional no ensino superior: o infográfico como recurso didático multimodalpor
dc.title.alternativePrinciples of instructional design in higher education: the infographic as a multimodal didactic resourceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo, que tem como tema o design instrucional aplicado a infográficos utilizados como recurso educacional no ensino superior, tem como objetivo geral analisar a aplicação de princípios do Design Instrucional em infográficos, a partir de uma atividade de estudo no ambiente virtual de aprendizagem de um curso presencial de graduação. Como objetivos específicos, pretende-se: propor aos estudantes a produção de infográficos como atividade de estudo para a abordagem de conteúdos; descrever os infográficos criados em termos de classificação e funcionalidade; refletir sobre o Design Instrucional, especificamente o uso de infográficos como recurso didático multimodal. A pesquisa é qualitativa e descritiva e, como categorias de análise, foram utilizados: os princípios do Design Instrucional, os tipos de gráficos quanto à superfície e os tipos de gráficos quanto às funções comunicacionais. Foram analisados oito infográficos produzidos por alunos de um curso superior presencial, publicados no ambiente virtual de aprendizagem. Como conclusão, ao elaborar conteúdos e sistematizar informações por meio da produção de um recurso multimodal, é favorecida a aprendizagem, pois o aluno não fica restrito a práticas de repetição de conceitos. A atividade de produção de um recurso multimodal como o infográfico requer noções de planejamento visual e habilidades de síntese e representação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto