Navegação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação por orientadores "Medina, Roseclea Duarte"
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GAMIEFECTS 2.0: um framework para avaliar aprendizagem a partir do uso da gamificação
(2024-08-02)Esta dissertação é originada do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, sendo pertencente a linha de pesquisa de Computação Aplicada, tendo objetivo principal de cumprir um requisito parcial para obtenção do ... -
Engajamento e ambientes virtuais imersivos: uma proposta de diretrizes
(2018-02-28)Diante da dificuldade existente no envolvimento do estudante e com a constante busca por recursos educacionais tecnológicos envolventes, este estudo objetivou a elaboração de diretrizes para o desenvolvimento de ambientes ... -
Design instrucional aplicado ao mundo virtual TCN5
(2015-12-21)A utilização de ambientes virtuais voltados à educação, oportunizando a geração de conhecimentos de forma inovadora e adequada à sociedade informatizada atual, está se tornando cada vez mais popular. No entanto, somente a ... -
Gerenciamento proativo baseado na análise computacional dos Nodos Fog que integram Smart Classroom
(2020-03-09)A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things- IoT) tem apresentado o desenvolvimento de aplicações focadas em cidades inteligentes, transporte, saúde e educação com as Smart Classrooms. Diante disso, as crescentes ... -
APEC - agente pedagógico animado para o ensino de redes de computadores no mundo virtual
(2017-01-30)A utilização de recursos tecnológicos para a educação viabiliza maior diversidade na assimilação do conhecimento entre os estudantes, através de novos métodos de aprendizagem como ambientes virtuais, mundos virtuais, entre ... -
Cloud aid - auxílio à prevenção de ataques de canal lateral na nuvem
(2018-02-26)O mercado de tecnologias baseadas em cloud computing obteve grande expansão no decorrer da década atual. Esta propagação tem ajudado a propiciar serviços que melhor se ajustam às necessidades dos usuários, principalmente ... -
U-Lab Cloud: simulação computacional de aprendizagem na nuvem
(2015-03-06)O surgimento e a evolução de novas tecnologias ocasionaram um crescimento exponencial das Redes de Computadores tanto em tamanho como em complexidade de infraestrutura. Desta maneira, aumentou a demanda por profissionais ... -
Firewall Defense: um jogo sério colaborativo
(2017-08-24)Com a expansão dos jogos educacionais, novas alternativas estão sendo pesquisadas para melhorar a aprendizagem. Entre elas encontram-se os jogos colaborativos, os quais buscam envolver todos os participantes, a fim de ... -
Jogo sério ubíquo integrado a mundo virtual OpenSim para o ensino de redes de computadores (Jaspion)
(2016-03-14)O uso de jogos sérios digitais e a aprendizagem baseada em jogos tem contribuído para a expansão de novos paradigmas educacionais, onde o uso de recursos computacionais é misturado ao modo tradicional de ensino. Aliado a ... -
AD-RPG: elicitando requisitos na idade média por meio de um jogo educacional adaptativo
(2018-02-28)O processo de desenvolvimento de software possui etapas essenciais que devem ser bem executadas para evitar custos extras com o processo. Uma dessas etapas é a elicitação de requisitos, que captura as funcionalidades ... -
GADIUS: um método para gamificação adaptativa dinâmica baseada em interações do usuário
(2020-08-27)A gamificação, abordagem onde são utilizados elementos de design jogos em ambientes externos a um jogo, quando aplicada em ambientes educacionais é capaz de promover maior motivação e engajamento de estudantes com esses ... -
Framework para gamificação de ambiente virtual de aprendizagem corporativo utilizando técnicas de minimização do gaming the system
(2023-03-31)A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o potencial dessa abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir ... -
SmartFogLB: balanceamento de carga na computação em névoa
(2020-08-12)A Computação em Névoa, caracteriza-se como uma extensão da Computação em Nuvem para a borda da rede. Tal paradigma, portanto, não exclui a Nuvem, mas a complementa, preenchendo lacunas como tempo de resposta mais baixo e ... -
Gamiefects: um framework de apoio na avaliação de gamificação para contextos educacionais
(2022-09-30)Nos últimos anos, a gamificação tornou-se um fenômeno emergente sendo aplicada em diversos campos da atividade humana. No meio educacional, a gamificação vem sendo utilizada como uma estratégia promissora com a finalidade ... -
Jogo sério para simulação da técnica de entrevista no levantamento de requisitos de software
(2018-08-29)O levantamento de requisitos é a etapa que viabiliza a definição das restrições e características que o sistema deverá apresentar, no entanto 85% dos fracassos no desenvolvimento de software é proveniente de erros nessa ... -
Proxy CC – reserva de banda dinâmica baseada em contexto
(2017-01-26)Esta dissertação consiste em apresentar uma proposta de utilização do paradigma de computação sensível ao contexto, para a disponibilização dos recursos de redes de computadores em instituições, tendo em vista a necessidade ...