A educação brasileira no contexto neoliberal: as implicações das políticas educacionais do governo Tarso (2010 - 2014) para a educação física escolar
Abstract
A compreensão de que as políticas educacionais estão a serviço de organismos internacionais, que num plano maior são regidas por políticas neoliberais para manter a exploração e a alienação dos trabalhadores, é essencial para o entendimento da precarização do trabalho, sucateamento da educação, retirada dos direitos sociais e, no específico deste trabalho, suas implicações para a educação física escolar. Entender esse processo de dominação das leis do capital sobre a educação torna-se imprescindível para instrumentalizar a luta pela emancipação humana. A partir, da aproximação da autora com o problema desta pesquisa, por vivenciar os ataques à educação básica pública e a precarização do trabalho, como professora; e da compreensão que a educação física escolar não está dissociada das relações sociais e que por intermédio das políticas educacionais sofre influência do modo de produção vigente, este artigo tem por objetivo: Analisar as implicações das políticas educacionais do governo do Rio Grande do Sul, gestão (2010 a 2014), para a educação física escolar, a partir da relação entre as políticas educacionais gerais e as políticas implementadas pelo governo estadual. Para fins metodológicos, esta pesquisa fundamentou-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético partindo do concreto, no qual se encontram os sujeitos deste processo e também a contradição da realidade capitalista, passando pela mediação das análises, abstraindo ideias e confrontando as contradições, para então chegar a uma síntese elaborada.
Collections
- Educação Física Escolar [200]
The following license files are associated with this item: