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dc.creatorRigo, Neusete Machado
dc.date.accessioned2018-03-22T12:19:35Z
dc.date.available2018-03-22T12:19:35Z
dc.date.issued2017-03-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12777
dc.description.abstractThe thesis does not contain abstracteng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectDiferençaspor
dc.subjectPedagogiaspor
dc.subjectSubjetividadespor
dc.subjectAlteridadepor
dc.titleOutras pedagogias, outras subjetividades: do dispositivo da inclusão escolar, um enunciado sobre as diferençaspor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA questão das diferenças compõe um discurso pedagógico que mobiliza as escolas para que a introduzam em seus referenciais político-pedagógicos, a fim de que se tornem inclusivas. Com a entrada da ‘alteridade deficiente’ (SKLIAR, 1999) nas escolas comuns, por força da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (proposta pelo MEC, em 2008), os processos de inclusão se intensificam e se orientam por enunciados que enaltecem as diferenças. Porém, estes nos sugerem um olhar minucioso para compreendê-los melhor. A problemática dessa Tese emerge a partir destes enunciados sobre as diferenças, os quais se enredam com a inclusão escolar e afetam as pedagogias escolares, tecendo assim, conexões muito estreitas entre a inclusão escolar, as diferenças e a pedagogia. São duas as questões que orientam este estudo: a primeira, quer saber sobre os efeitos que enunciados sobre as diferenças estão operando nas pedagogias das escolas que investem em processos de inclusão escolar; e a segunda, quer saber que subjetividades estão sendo produzidas, a partir desses efeitos. As análises dessas questões buscaram sustentação nas teorizações foucaultianas e, em outros aportes teóricos que se somaram a estas, utilizando-se de ferramentas analíticas desenvolvidas por Michel Foucault, tais como: governamentalidade, dispositivo e subjetividade. Essas análises tomaram como centralidade as práticas discursivas e não discursivas de uma escola pública de educação básica, apontadas pela observação participante e análise documental. Foram tecidas, metodologicamente, por dois movimentos investigativos. No primeiro movimento, foi necessário investigar o enredamento entre a inclusão escolar e as diferenças para explicar como emergem enunciados sobre as diferenças associados à inclusão escolar. Assim, a partir dessa analítica, foi possível mostrar que a inclusão, como um dispositivo biopolítico da governamentalidade neoliberal, opera processos de sensibilização e de normalização que produzem ‘subjetividades inclusivas’ (MENEZES, 2011). Mas, também, como um dispositivo multilinear (DELEUZE, 1990), provoca no interior dessa lógica, outras formas de condução dos sujeitos, não tão interessadas em conduzir o outro ao mesmo. São formas de condução imprevisíveis que ocorrem no encontro com o outro e, como linhas em fuga, escapam do dispositivo da inclusão e possibilitam que enunciados sobre as diferenças operem sobre as pedagogias da escola produzindo ‘subjetividades sensíveis às diferenças’. Assim, o segundo movimento de investigação, ao analisar as práticas da escola, para saber sobre os efeitos dos enunciados das diferenças sobre suas pedagogias, observou que elas indicam duas possibilidades para analisar as pedagogias: uma, refere-se à pedagogia que hospeda e anula o outro; e a outra, trata-se de uma pedagogia que produz um encontro com o outro. A partir dessa segunda possibilidade, as análises feitas mostram que o encontro com o outro conduz os sujeitos a uma experiência que indica a produção de subjetividades sensíveis às diferenças. Estas, apontam (im)possibilidades de outros modos de viver com o outro, sob um limiar ético da alteridade que considera o outro como diferença em si, e não como um outro que deve ser conduzido ao mesmo.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.contributor.referee1Colling, Ana Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884563498366073por
dc.contributor.referee2Knijnik, Gelsa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744369266395118por
dc.contributor.referee3Lazzarin, Márcia Lise Lunardi
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361785565182358por
dc.contributor.referee4Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3927695478686758por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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