Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorTedesco, Danny Antonio
dc.date.accessioned2018-03-27T14:50:13Z
dc.date.available2018-03-27T14:50:13Z
dc.date.issued2014-07-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12823
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe article presents some evidence of the influence of information and communication technologies applied in the classroom on the evasion or abandonment in Technical Education. In order to investigate the effect of the use of information and communication technologies in the perception of the students, questionnaires were given to know the perception of students attending the vocational technical education in public schools in the central region. After the introduction, it is a review of the context of the application of information and communication technologies, subsequently illustrated the problem of evasion and its effects. In the final part we present the analysis of the collected data and performed the final considerations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectTechnical educationeng
dc.titleA utilização de tecnologias da informação e da comunicação aplicadas na sala de aula do ensino técnico: possíveis indícios na evasãopor
dc.title.alternativeThe use of information technologies and communication applied in the classroom of technical education: possible clues in evasioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo apresenta alguns indícios da influência das tecnologias da informação e comunicação aplicadas na sala de aula sobre a evasão ou abandono no Ensino Técnico. Com o objetivo de investigar o efeito da utilização das tecnologias da informação e comunicação na percepção dos estudantes, foram aplicados questionários para conhecer a percepção dos estudantes que cursam o ensino técnico profissional em escolas públicas da região central. Após a introdução, faz-se uma revisão sobre o contexto da aplicação das tecnologias da informação e comunicação, posteriormente ilustra-se o problema da evasão e seus efeitos. Na parte final apresenta-se a análise dos dados coletados e realiza-se as considerações finais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto