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dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorBraida, Fabrícia Cavichioli
dc.date.accessioned2016-02-29T12:34:27Z
dc.date.available2016-02-29T12:34:27Z
dc.date.issued2010-11-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1285
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras , Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractAbstract: Nowadays, it is difficult to mention changes and innovations in the educational context without referring to the use of Communication and Information Technologies (CIT). This assertion is supported by a varied number of attempts to develop practices that consolidate the indissoluble link between education and technologies. With this in mind, it is perceived the viability of inserting in practice the teaching of the digital genre, developed from its real context of use, and not simply as a pedagogical instrument. Considering such proposal, this article aims at making explicit the relevance of not separating genres versus its functional context, as well as students versus digital context. Based on that, it was used the Activity Theory, proposed by Leontiev (1978), as methodology. In fact, it was intended to recover and emphasize the unquestionable relevance of the context in the teaching practice. All the activities developed in our routine take part of a context, which deal with the necessities imposed by the context itself. So, How to work with the digital genre out of context? In this way, the basic thesis of this study was to instigate the recognition by the language professionals that genres, especially digital ones, exist within its social systems and out of them, being useful pedagogical instruments. Besides this, it was emphasized that these professionals are responsible for bringing students, whenever it is possible, to the digital context, providing a teaching process that reinforces the triad genres-context-tecnologies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPrática escolarpor
dc.titleQual a melhor escolha: gêneros textuais na Internet ou da Internet?por
dc.title.alternativeWhat is the better choice? Genre on the Internet or from the Interneteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoResumo: Dificilmente, nos dias de hoje, fala-se em mudanças e inovações no contexto educacional sem fazer menção ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essa assertiva sustenta-se nas inúmeras tentativas em desenvolver práticas que consolidem o elo indissociável entre educação e tecnologias. Alimentando essas expectativas, percebe-se a viabilidade em inserir na prática de ensino os gêneros textuais digitais, trabalhados a partir de seu contexto real de uso e não simplesmente como um instrumento pedagógico. Focalizando tal proposta, este artigo tem por objetivo explicitar a relevância em não mais “divorciar” gêneros textuais versus contexto funcional bem como alunos versus contexto digital. Assim visto, utilizou-se a Teoria da Atividade, proposta por Leontiev (1978), como metodologia de trabalho. Sob essa luz, pretendeu-se neste artigo resgatar e salientar a indiscutível proeminência do contexto na prática de ensino. Todas as atividades executadas em nosso dia a dia fazem parte de um contexto, as quais atendem as necessidades impostas por este último. Então, como trabalhar os gêneros textuais digitais descontextualizados? Dessa forma, a tese norteadora deste estudo foi instigar o reconhecimento, por parte dos profissionais da linguagem, de que os gêneros textuais, em especial os digitais, existem dentro de seus respectivos sistemas sociais, fora deles são instrumentos pedagógicos. Além disso, salientou-se ainda que, cabe a esses profissionais, inserir, sempre que possível, o alunado no contexto digital, viabilizando assim, um processo de ensino que se sustente na tríade gêneros textuais digitais – contexto – tecnologias.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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