dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Braida, Fabrícia Cavichioli | |
dc.date.accessioned | 2016-02-29T12:34:27Z | |
dc.date.available | 2016-02-29T12:34:27Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1285 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras , Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Abstract: Nowadays, it is difficult to mention changes and innovations in the
educational context without referring to the use of Communication and Information
Technologies (CIT). This assertion is supported by a varied number of attempts to
develop practices that consolidate the indissoluble link between education and
technologies. With this in mind, it is perceived the viability of inserting in practice the
teaching of the digital genre, developed from its real context of use, and not simply
as a pedagogical instrument. Considering such proposal, this article aims at making
explicit the relevance of not separating genres versus its functional context, as well
as students versus digital context. Based on that, it was used the Activity Theory,
proposed by Leontiev (1978), as methodology. In fact, it was intended to recover and
emphasize the unquestionable relevance of the context in the teaching practice. All
the activities developed in our routine take part of a context, which deal with the
necessities imposed by the context itself. So, How to work with the digital genre out
of context? In this way, the basic thesis of this study was to instigate the recognition
by the language professionals that genres, especially digital ones, exist within its
social systems and out of them, being useful pedagogical instruments. Besides this,
it was emphasized that these professionals are responsible for bringing students,
whenever it is possible, to the digital context, providing a teaching process that
reinforces the triad genres-context-tecnologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gêneros textuais | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Prática escolar | por |
dc.title | Qual a melhor escolha: gêneros textuais na Internet ou da Internet? | por |
dc.title.alternative | What is the better choice? Genre on the Internet or from the Internet | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Resumo: Dificilmente, nos dias de hoje, fala-se em mudanças e inovações no contexto
educacional sem fazer menção ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação
(TICs). Essa assertiva sustenta-se nas inúmeras tentativas em desenvolver práticas que consolidem o elo indissociável entre educação e tecnologias. Alimentando essas
expectativas, percebe-se a viabilidade em inserir na prática de ensino os gêneros textuais digitais, trabalhados a partir de seu contexto real de uso e não simplesmente como um instrumento pedagógico. Focalizando tal proposta, este artigo tem por objetivo explicitar a relevância em não mais “divorciar” gêneros textuais versus contexto funcional bem como alunos versus contexto digital. Assim visto, utilizou-se a Teoria da Atividade, proposta por Leontiev (1978), como metodologia de trabalho. Sob essa luz, pretendeu-se neste artigo resgatar e salientar a indiscutível proeminência do contexto na prática de ensino. Todas as atividades executadas em nosso dia a dia fazem parte de um contexto, as quais atendem as necessidades impostas por este último. Então, como trabalhar os gêneros textuais digitais descontextualizados? Dessa forma, a tese norteadora deste estudo foi instigar o reconhecimento, por parte dos profissionais da linguagem, de que os gêneros textuais, em especial os digitais, existem dentro de seus respectivos sistemas sociais, fora deles são instrumentos pedagógicos. Além disso, salientou-se ainda que, cabe a esses profissionais, inserir, sempre que possível, o alunado no contexto digital, viabilizando assim, um processo de ensino que se sustente na tríade gêneros textuais digitais – contexto – tecnologias. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |