O que as crianças da pré-escola revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola de educação infantil
Resumo
Considerando o contexto atual das Políticas Nacionais para a Educação e, mais especificamente, as que têm
suscitado maior visibilidade à Educação Infantil, como a Lei nº 12.796 de 2013, que altera a Lei 9.394 de 1996,
que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ingresso à escola, a partir
dos quatro anos de idade, apresentamos a pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado do Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa
Políticas Públicas e Práticas Educativas (LP2). Com o objetivo de investigar o que as crianças da pré-escola
revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola pública municipal de
Educação Infantil em Santa Maria/RS, a pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Cleonice Tomazzetti, integrando o
Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos sobre a Educação Infantil (GIECEI). Caracteriza-se como
uma pesquisa com crianças, dentro do campo da Pedagogia, na qual procurou-se estratégias para qualificar as
crianças como sujeitos ativos e participantes da pesquisa, por meio de registro escrito de suas falas, seus
desenhos e fotografias. A intensificação da pesquisa aconteceu a partir de três propostas planejadas pela
pesquisadora que, com base em seus registros e observações iniciais, foram organizadas em três eixos:
experiências, protagonismo e interações. O referencial teórico foi construído com base no conceito de
experiência dos filósofos John Dewey e Walter Benjamin e, em autores que apresentam os desafios teóricos
metodológicos da pesquisa com crianças, tais como: Silva, Barbosa e Kramer (2008), Oliveira-Formosinho
(2008), Martins Filho (2010), entre outros. Podemos afirmar, com base no estudo realizado, que tanto nas
políticas quanto nas pesquisas acadêmicas apresentadas, o lugar da criança em idade pré-escolar é um lugar
novo, marcado por conquistas, mas também por embates teóricos e no âmbito de estratégias e recursos para a
garantia dos direitos conquistados. Reafirmamos assim, a importância de pesquisas que considerem e procurem
valorizar as vozes das crianças, qualificando as metodologias de pesquisa com crianças, também dentro do
campo da Pedagogia. As crianças colaboradoras da pesquisa, mostraram-nos ser extremamente competentes,
registrado em seus desenhos e fotos os espaços da escola, e suas formas de interagir nestes espaços, sendo
evidente a preferência e gosto pelas áreas externas e, especialmente, a pracinha. De forma geral, em suas
interações e brincadeiras, as crianças nos mostram um mundo vasto de experiências, que vão além das propostas
e intenções imaginadas pelos adultos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: