Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWinck, Ana Trindade
dc.creatorGuidolin, Jardel Antonio
dc.date.accessioned2018-04-12T13:46:25Z
dc.date.available2018-04-12T13:46:25Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12939
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe technologies are present in everyday life in our schools. In Physics classes these technologies are shown as a tool for teaching and learning. In this sense, it was planned planned and implemented a Physics classroom activity using a computer simulation. This activity aimed to provide an interactive and differentiated learning and tackling physics concepts related to the study of gases. It was developed so that the simulation was accompanied by a problem situation and a step-by-step resolution (heuristic), available in printed form. In analyzing the results, we can observe that students had a better understanding of the concepts related to the microscopic model under study, since they were able to visualize and recognize relationships between state variables that describe the behavior of gases.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEstudo dos gasespor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.titleO uso de simulação computacional para a aprendizagem do conteúdo estudos dos gases na disciplina de Físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Faxinal do Soturno, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias estão presentes no dia a dia de nossas escolas. Nas aulas da disciplina de Física, elas se mostram como mais uma ferramenta de ensino aprendizagem. Pensando dessa forma, foi planejada e implementada uma atividade usando uma simulação computacional. Essa atividade teve como objetivos propiciar uma aprendizagem interativa e diferenciada e abordar conceitos físicos relacionados ao Estudo dos Gases. Ela foi desenvolvida de tal forma que a simulação fosse acompanhada de uma situação-problema e de um passo-a-passo de resolução (heurística), disponibilizados de forma impressa. Em análise aos resultados, se pode perceber que os estudantes tiveram uma melhor compreensão dos conceitos relacionados ao modelo microscópico em estudo, já que conseguiram visualizar e reconhecer as relações entre as variáveis de estado que descrevem o comportamento dos gases.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto