Evasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensada
Resumen
Este trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual
de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no
Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante
da realidade vivenciada na escola, por isso optamos em aprofundar os nossos
estudos especialmente em torno do tema sobre a evasão escolar, um aspecto
que persiste ano após ano, apresentando dados que indicam que o educando
abandona a escola muitas vezes antes de ter concluído o ensino médio. O
nosso objetivo ao realizar este trabalho foi o de buscar identificar os motivos
que levam o educando ao abandono escolar, bem como as conseqüências que
isso traz para sua vida pessoal e o convívio na sociedade. Assim, optamos por
realizar uma pesquisa dentro de uma abordagem metodológica qualitativa,
partindo das observações diretas e cotidianas, além das situações que
provocam a evasão escolar. Dessa forma, ao analisarmos os dados
procuramos ressaltar os aspectos relevantes em que ocorreu o afastamento
desses educandos da escola, relacionando-os com o contexto social,
econômico e político do país.
Colecciones
- Educação [46]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: