“Eu sou vô Juca, um ser inconstante como o brilho das estrelas” – o estudo de um superdotado
Visualizar/ Abrir
Data
2008-10-25Autor
Nascimento, Pietra de Mello do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo objetiva investigar as percepções de um indivíduo adulto com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de um estudo de caso, focalizando os significados atribuídos às AH/SD a partir de suas relações familiares e escolares. Os dados foram obtidos através das respostas a um questionário e o conteúdo analisado a partir de três categorias a percepção dele sobre as AH/SD, a percepção em relação à escola e a percepção sobre a família. O embasamento teórico desta pesquisa aborda questões referentes aos mitos vinculados à Superdotação, a ausência de identificação e atendimento aos Superdotados na escola, a importância dos educadores nesse atendimento, a idéia de alguns programas de enriquecimento para alunos com indicadores de AH/SD e a importância da família na vida desses alunos. A partir da análise dos dados pode-se constatar que Vô Juca, sujeito dessa pesquisa, possuía uma visão distorcida em relação às AH/SD; que a falta da identificação de seus indicadores e de um atendimento diferenciado fez com que ele enfrentasse algumas dificuldades na escola e que sua família teve grande importância em sua vida.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: