Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorNeves, Maria Francisca Ilha Hardem
dc.date.accessioned2018-04-25T15:16:24Z
dc.date.available2018-04-25T15:16:24Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13065
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article describes a study concerning to the use of different types of Information Technology and Applied Communication (ICT) Education, enhanced by computer use, in educational area, the teachers of a Primary State School placed in the rural area. Aiming to guide the teachers in the process of digital inclusion a lecture has been presented and digital materials fron the Tecnological Educational Centre of Sant’ Ana do Livramento have been offered. To direct such a study, a research was conducted, delineated by a survey prepared by a structured questionnaire aimed at discovering the kinds of technologies applied to teaching practice of these teachers, as well as identify their knowledge in this area. The answers of the questionnaire were the basis for creating the lecture. By analyzing the results of the questionnaire it could be identified that teachers do not use the computer room of the school educationally and likewise, do not explore pedagogically ICTs. However, the vast majority of these professionals say that they believe that these resources are potentially the pedagogical practice. With this study, we conclude that the non-application of ICT in pedagogical practice, due to lack of teachers’ training in this area as well as the lack of explanations and continued technical support on the issue. Through continuous training, they can explore all the tools offered by the computer, enriching their teaching practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectZona ruralpor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectComputereng
dc.subjectRural areaeng
dc.titleO uso do computador para potencializar a prática pedagógica na zona ruralpor
dc.title.alternativeThe use of computer to optimise the pedagogic practice in the rural areaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educaçãopor
dc.description.resumoEste artigo descreve um estudo referente ao uso de diferentes tipos de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas (TIC’s) à Educação, potencializadas pelo uso do computador na área pedagógica, pelos docentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na zona rural. Com o objetivo de orientar os docentes no processo de inclusão digital, foi apresentada uma palestra e disponibilizados materiais digitais fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Sant’Ana do Livramento. Para direcionar tais ações, foi realizada uma pesquisa, delineada por um levantamento, elaborado através de um questionário estruturado, visando descobrir os tipos de tecnologias aplicadas na prática pedagógica destes docentes, bem como identificar seus respectivos conhecimentos nesta área. Os dados do questionário serviram como base para criar a palestra. Através da análise dos resultados do questionário, foi possível identificar que os docentes não utilizam a sala de informática da escola pedagogicamente e da mesma forma, não exploram pedagogicamente as TIC’s. Entretanto, a grande maioria destes profissionais diz acreditar que estes recursos potencializam a prática pedagógica. Com este estudo, conclui-se que a não aplicação das TIC’s na prática pedagógica, deve-se a falta de capacitação dos docentes nesta área, bem como a carência de esclarecimentos e suporte técnico continuado sobre o tema. Através da capacitação continuada, os mesmos poderão explorar todas as ferramentas disponibilizadas pelo computador, enriquecendo sua prática docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto