dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Neves, Maria Francisca Ilha Hardem | |
dc.date.accessioned | 2018-04-25T15:16:24Z | |
dc.date.available | 2018-04-25T15:16:24Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13065 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article describes a study concerning to the use of different types of Information Technology and Applied Communication (ICT) Education, enhanced by computer use, in educational area, the teachers of a Primary State School placed in the rural area. Aiming to guide the teachers in the process of digital inclusion a lecture has been presented and digital materials fron the Tecnological Educational Centre of Sant’ Ana do Livramento have been offered. To direct such a study, a research was conducted, delineated by a survey prepared by a structured questionnaire aimed at discovering the kinds of technologies applied to teaching practice of these teachers, as well as identify their knowledge in this area. The answers of the questionnaire were the basis for creating the lecture. By analyzing the results of the questionnaire it could be identified that teachers do not use the computer room of the school educationally and likewise, do not explore pedagogically ICTs. However, the vast majority of these professionals say that they believe that these resources are potentially the pedagogical practice. With this study, we conclude that the non-application of ICT in pedagogical practice, due to lack of teachers’ training in this area as well as the lack of explanations and continued technical support on the issue. Through continuous training, they can explore all the tools offered by the computer, enriching their teaching practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Computador | por |
dc.subject | Zona rural | por |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject | Computer | eng |
dc.subject | Rural area | eng |
dc.title | O uso do computador para potencializar a prática pedagógica na zona rural | por |
dc.title.alternative | The use of computer to optimise the pedagogic practice in the rural area | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação | por |
dc.description.resumo | Este artigo descreve um estudo referente ao uso de diferentes tipos de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas (TIC’s) à Educação, potencializadas pelo uso do computador na área pedagógica, pelos docentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na zona rural. Com o objetivo de orientar os docentes no processo de inclusão digital, foi apresentada uma palestra e disponibilizados materiais digitais fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Sant’Ana do Livramento. Para direcionar tais ações, foi realizada uma pesquisa, delineada por um levantamento, elaborado através de um questionário estruturado, visando descobrir os tipos de tecnologias aplicadas na prática pedagógica destes docentes, bem como identificar seus respectivos conhecimentos nesta área. Os dados do questionário serviram como base para criar a palestra. Através da análise dos resultados do questionário, foi possível identificar que os docentes não utilizam a sala de informática da escola pedagogicamente e da mesma forma, não exploram pedagogicamente as TIC’s. Entretanto, a grande maioria destes profissionais diz acreditar que estes recursos potencializam a prática pedagógica. Com este estudo, conclui-se que a não aplicação das TIC’s na prática pedagógica, deve-se a falta de capacitação dos docentes nesta área, bem como a carência de esclarecimentos e suporte técnico continuado sobre o tema. Através da capacitação continuada, os mesmos poderão explorar todas as ferramentas disponibilizadas pelo computador, enriquecendo sua prática docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |